Verão começa com ao menos 6 mortes por afogamento em rio, lagoa, cachoeira e praias de SC.

Maioria dos casos aconteceu nesta quarta-feira (25); quatro das vítimas eram adolescentes.

Verão começa com ao menos 6 mortes por afogamento em rio, lagoa, cachoeira e praias de SC.

Ao menos seis pessoas morreram afogadas em Santa Catarina nos primeiros três dias de verão, estação que começou oficialmente no último domingo (22). Cinco dos casos ocorreram no Natal, nesta quarta-feira (25), e quatro das vítimas eram adolescentes. Os afogamentos foram registrados nas cidades de Araranguá, Jaguaruna, São Francisco do Sul, Nova Erechim e Florianópolis.

 Araranguá (1)

Uma criança de três anos morreu afogada no Rio Araranguá, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, na noite desta quarta-feira. O menino estava no local com os pais e chegou a ser socorrido. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu tentaram reanimá-lo por quase uma hora, mas a criança não resistiu.

Jaguaruna (2)

 Irmãos adolescentes morreram em lagoa em Jaguaruna — Foto: Bombeiros/Divulgação

 Em Jaguaruna, no Sul catarinense, dois irmãos adolescentes morreram afogados neste Natal na Lagoa do Arroio Corrente, na cidade de Jaguaruna, no Sul catarinense. Paulo e Pablo Rodrigues, de 17 e 15 anos, tomavam banho em uma área mais afastada e de difícil acesso da lagoa quando se afogaram.
São Francisco do Sul (1)
Um jovem de 17 anos morreu afogado em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (25). O caso ocorreu na praia de Ubatuba por volta das 16h30min. O jovem estava no mar com familiares quando começou a se afogar e não retornou para a superfície. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.

Nova Erechim (1)
Um adolescente de 14 anos morreu na tarde desta quarta-feira após mergulhar em uma cachoeira em Nova Erechim, no Oeste do Estado. O rapaz morreu no local conhecido como “Salto da Meia Lua”.

Florianópolis (1)
Um turista gaúcho de 51 anos morreu afogado na praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha em Florianópolis nesta terça-feira (24). O caso ocorreu por volta das 17h. Segundo o Corpo de Bombeiros, Anderson Francisco de Souza Martins estava no mar com o genro e a filha quando teria caído em um buraco e se afogado.

Estado teve 51 mortes na última temporada

Na última temporada, Santa Catarina registrou 51 mortes por afogamento, praticamente o mesmo número da temporada anterior, quando o Estado teve 52 casos. Foram cinco mortes a mais do que o contabilizado no verão de 2016/2017. Os dados levam em conta o período de baixa e alta temporada, que segundo a divisão do Corpo de Bombeiros vai de 4 de outubro a 11 de março.

A maior parte dos casos (32) foi registrada em água doce e em locais sem presença de guarda-vidas. Outras 16 ocorrências foram em pontos de água salgada, mas também sem proteção dos bombeiros que atuam no monitoramento das praias. Apenas três casos da última temporada ocorreram em pontos de praia com guarda-vidas.

Dicas para prevenir afogamentos
  • Crianças e idosos merecem atenção permanente quando estão se banhando em piscinas, rios, praias ou lagos, pois são mais vulneráveis aos perigos;
    - Adultos têm maior estatística de afogamento e os motivos comuns de afogamento são: consumo de bebidas alcoólicas, excesso de confiança, desconhecimento sobre os perigos e falta de prática de natação;
    - Não é recomendado nadar após ingerir bebida alcoólica;
    - Verifique a profundidade da piscina em que você e sua família frequentam;
    - Nas praias, todos os dias, os guarda-vidas verificam as condições do mar e sinalizam os riscos por meio das bandeiras vermelhas. Os principais riscos são as correntes de retorno. Procure nadar nos locais que têm guarda-vidas, afastado das bandeiras vermelhas;
    - Se você presenciar um afogamento, acione o socorro e arremesse um objeto flutuante para a vítima. Não tente fazer o resgate sem treinamento, pois você poderá ser mais uma vítima;
    - Água no umbigo é sinal de perigo;
    - Não ande sobre pedras ou costões que possam trazer riscos;
    - Em caso de emergências, ligue 193.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

 

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.