SC tem meio milhão de pessoas com deficiência, diz IBGE.

Dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (26).

SC tem meio milhão de pessoas com deficiência, diz IBGE.
O número de pessoas acima de dois anos com alguma deficiência em Santa Catarina chegou a 524 mil em 2019, aponta a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE divulgada nesta quinta-feira (26). Esse total representava 7,5% da população catarinense. 
 
Os dados apontam que entre a população ocupada do Estado, 3,4%, (124 mil) tinham alguma deficiência — visual, auditiva, motora de membros superiores ou inferiores e mental ou intelectual. Já entre o total de catarinenses fora da força de trabalho, a população com deficiência representava 17,2%. 
 
No país, 8,4% dos brasileiros tinham deficiência em alguma de suas funções, o equivalente a cerca de 17,3 milhões de pessoas. O Distrito Federal (5,2%) tinha o menor percentual de pessoas com alguma deficiência, e Sergipe (12,3%), o maior. 
 
40% dos catarinenses com dificuldades de visão 
Quase 40% dos catarinenses (2,8 milhões) relataram usar óculos ou outro aparelho de auxílio para lidar com as dificuldades de visão. A proporção foi a 8ª entre as Unidades da Federação. 

Nas pessoas com rendimento domiciliar per capita de meio a um salário mínimo (33%), a proporção que utilizava óculos para lidar com problemas de visão era bastante inferior à proporção das que tinham rendimento de mais de 5 salários mínimos (61,3%).  

Entre as pessoas sem rendimento de até um quarto de salário mínimo (22%), essa proporção era ainda menor. 

A pesquisa do IBGE divulgada anualmente tem como objetivo informar cada Estado do país sobre as necessidades de saúde e avaliar os serviços. Conforme o Instituto, os dados contribuem para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas à saúde.

 
 
 
 
Fonte: DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.