SC tem janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos, aponta Defesa Civil.

Segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo, 24, ao menos 31 municípios registraram ocorrências

SC tem janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos, aponta Defesa Civil.

Este é o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo, 24, ao menos 31 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva. Só na Grande Florianópolis choveu mais em uma semana que o esperado para 30 dias.

"Os acumulados [de domingo] passam de 100 milímetros na região entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Esse é o janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos. Apenas na última semana foram mais de 380 milímetros na Grande Florianópolis, sendo que era esperado para todo o mês cerca de 250 milímetros", informou o chefe da Defesa Civil, Aldo Baptista Neto.

A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência na tarde de domingo. Ao menos 30 ocorrências, incluindo deslizamentos e alagamentos, foram atendidos pela Defesa Civil municipal. Em uma delas, no bairro Saco Grande, mãe e filha de 49 e 21 anos morreram soterradas.

Também em razão do volume de chuva, Palhoça decretou situação de emergência no domingo. Segundo a Defesa Civil, foram registrados casos isolados de deslizamento de terra e alagamentos. O levantamento dos prejuízos ainda está sendo elaborado.

No Vale do Itajaí, as cidades de Guabiruba e Botuverá também tiveram ocorrências de deslizamentos, segundo os bombeiros. No início da noite de domingo, uma família precisou ser resgatada pelos bombeiros após ficar ilhada em Guabiruba.

A previsão é de chuva na próxima semana em Santa Catarina, com acumulados maiores na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Sul e Norte do estado. Com isso, continua o risco de deslizamentos e alagamentos nessas regiões.

A orientação é que a população procure áreas elevadas em casos de alagamentos e evite andar e trafegar em locais com água. Postes, paredes e árvores inclinadas podem ser sinal de deslizamentos.

Em caso de emergências, os moradores podem acionar os bombeiros ou a Defesa Civil pelos telefones 193 e 199, respectivamente.

Cidades catarinenses são atingidas por chuva há cerca de uma semana. No Vale do Itajaí, casas ficaram alagadas na última semana, famílias ficaram desabrigadas e teve residência que chegou a ser arrastada. Isso, pouco mais de um mês após enxurradas atingirem a região e deixarem 21 mortos em dezembro.

 

Fonte: G1SC

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.