SC tem chuvas abaixo da média em todas as regiões no início de fevereiro.

Regiões do Estado sofrem com seca e prejuízos à agricultura.

SC tem chuvas abaixo da média em todas as regiões no início de fevereiro.
Todas as regiões de Santa Catarina tiveram chuvas abaixo da média histórica na primeira metade de fevereiro. Os dados são do Boletim Hidrometeorológico Integrado e foram divulgados nesta terça-feira (22) pelo governo do Estado.
Segundo o documento, os volumes acumulados de chuva variaram de 20 a 60 milímetros nos primeiros 16 dias de fevereiro. Já na parte Oeste do Estado, o acumulado oscila entre 40 e 80 milímetros. Pontualmente, no Extremo Oeste e Sul do Litoral Sul os acumulados de precipitação foram superiores a 80 milímetros. Ainda assim, esses volumes são inferiores à média climatológica.
As maiores diferenças entre a média esperada e o volume registrado ocorreram em pontos do Litoral: entre o Litoral Sul e o Planalto Sul e entre o Litoral Norte e o Planalto Norte. Nessas áreas, a diferença entre a média climatológica e o volume registrado no período ficou em torno de 220 a 260 milímetros.
Na faixa leste do estado (Litoral Norte, Médio Vale e Foz do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul) as diferenças entre o esperado e o registrado ficaram entre 140 a 180 milímetros. Na porção do Oeste ao Planalto Norte e à Serra, as diferenças ficaram entre 20 e 100 milímetros.
Estado tem 33 municípios em Seca Extrema
Entre os dados divulgados pelo Boletim Hidrometeorológico também está a classificação da estiagem que atinge o Estado, de acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS). O indicador leva em consideração tanto as condições dos rios, a água disponível no solo e o efeito da falta de chuva na vegetação.
De acordo com as informações relativas a 14 de fevereiro, dos 295 municípios do Estado, apenas um se encontrava em Condição Normal diante da estiagem. Outros 13 estavam na área de Seca Fraca, 90 em Seca Moderada, 158 em Seca Severa e 33 em Seca Extrema.
Destes 33 municípios em Seca Extrema, 32 estão na região Oeste que, apesar de ter registrado chuva na primeira quinzena de fevereiro, ainda segue com registro de efeitos negativos da falta de chuva acumulada ao longo dos últimos meses.
Essa ampliação da área atingida por estiagem em Santa Catarina já havia sido apontada no mapa do Monitor de Secas referente ao mês de janeiro, publicado na última semana pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), em colaboração com vários estados.
 A previsão para o trimestre entre fevereiro e abril de 2022 é de que a chuva fique abaixo da média em Santa Catarina.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Diário Catarinense
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.