SC tem 5,2 milhões de aptos a votar e prazo para regularizar título de eleitor está acabando.

No Estado, campanha habilitou 40 mil novos eleitores e decisão do TSE habilitará mais 125 mil que estavam com o título de eleitor cancelado.

SC tem 5,2 milhões de aptos a votar e prazo para regularizar título de eleitor está acabando.

Termina em 4 de maio o prazo para os eleitores que precisam regularizar sua situação na Justiça Eleitoral para votar na eleição de 2022, em outubro. Hoje, conforme levantamento do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), o Estado tem 5.255.603 eleitores aptos.

Este ainda não é o cálculo final do eleitorado, por causa de procedimentos como o “batimento nacional” do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), realizado em meados de julho, e as transferências de eleitores entre Estados, mas é uma fotografia do momento.

No bolo, por exemplo, não estão os mais de 125 mil eleitores que ficarão aptos a votar por causa da decisão do TSE de reativar o título de eleitores que não compareceram às revisões eleitorais de 2019 e 2020. Além disso, quem deseja entrar na estatística dos aptos a votar em outubro tem poucos dias para isso, mas ainda consegue.

Na quinta-feira (29), o diretor-geral do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), Gonsalo André Agostini Ribeiro, explicou que a digitalização da Justiça Eleitoral facilitou a solução das pendências.

Segundo o novo diretor-geral do tribunal, a famosa cena das longas filas de eleitores nos cartórios eleitorais ficou no passado. Agora, é possível fazer todos os procedimentos com a Justiça Eleitoral para votar utilizando o atendimento remoto.

O caminho mais prático é a internet. As pessoas que sabem que têm alguma pendência ou desejam consultar a situação podem acessar o site do TRE-SC até 4 de maio e conferir.

De casa, com seus dados e documentos em mãos, o eleitor pode, por exemplo, descobrir se o título está cancelado ou suspenso, transferir o título, pedir a primeira via do documento, revisar os dados eleitorais, além de pagar multas pelo não comparecimento em eleições anteriores, via Pix ou cartão de crédito.

“Facilitou bastante, porque quase todo mundo tem um smartphone. Quem não tem também pode ser atendido. Basta agendar ou ir até um dos cartórios eleitorais para atendimento presencial”, explicou Ribeiro.

A diferença é que, fazendo o agendamento, a pessoa garante um horário específico. Quem for ao cartório sem agendar pode encontrar um pouco de fila.

Aumento no número de jovens eleitores

O #BoraVotar é uma campanha nacional que os TREs executaram nos Estados. Em Santa Catarina, os números são excelentes. A campanha começou em setembro de 2021, com o objetivo de habilitar jovens entre 16 e 17 anos, portanto, com voto facultativo.

Na época, o Estado tinha cerca de 15 mil jovens inscritos. Hoje são mais de 55 mil. O diretor-geral do tribunal destacou outro ponto importante: “Aqueles que completam 16 anos até 2 de outubro também podem se inscrever, ou seja, quem tem 15 anos hoje, mas terá 16 no dia da eleição, ainda pode fazer o título”.

Decisão do TSE habilita mais 125 mil eleitores

Em Santa Catarina, a eleição terá outros 125 mil eleitores aptos a votar, graças à decisão do TSE de 19 de abril que suspendeu os cancelamentos de títulos decorrentes da revisão do eleitorado do ciclo 2019/2020. Ribeiro destacou que somente os eleitores que não participaram da revisão eleitoral, nesse período, tiveram os títulos reativados com a decisão.

O ciclo de revisão é obrigatório e, basicamente, os eleitores são convocados para comprovar que continuam com vínculo com seus municípios. Quem não comparece tem o título cancelado. Eleitores que tiveram títulos cancelados em revisões anteriores – na Capital por exemplo foi em 2015 – caso não tenham regularizado a situação, continuam sem poder votar.

A Justiça Eleitoral catarinense realiza, neste sábado (30), plantão das 9h às 15h para atendimento presencial nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento aos eleitores. O Disque-Eleitor (8000 647 3888) também funcionará no mesmo período.

O plantão é uma oportunidade para aqueles que não conseguiram fazer o título de eleitor, transferir o local de votação ou regularizar a situação cadastral no atendimento online do TRE.

 

 
 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.