SC recebe doação de mais de 200 mil equipamentos e itens médicos para acelerar vacinação.

Balanço parcial divulgado pelo Movimento Unidos pela Vacina aponta que quase 70 cidades já receberam as doações que visam ajudar o SUS no processo de imunização contra a Covid

SC recebe doação de mais de 200 mil equipamentos e itens médicos para acelerar vacinação.
Um balanço parcial da campanha de doações de equipamentos apresentado pelo Movimento Unidos pela Vacina na sede da Granfpolis (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis) nesta quinta-feira (2) mostrou que até o momento, 68 cidades já receberam 205.602 equipamentos e produtos para ajudar o SUS (Sistema Único de Saúde) a acelerar a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina.
Todos os 156 municípios catarinenses que apresentaram demandas na pesquisa realizada pelo movimento nacional Unidos pela Vacina foram atendidos pela campanha.
A expectativa é de que o número total de itens some 400 mil ao final das entregas, ainda em setembro. Com isso, o valor estimado deve saltar dos atuais R$ 1,1 milhões para R$ 2,5 milhões. Em Santa Catarina foram 31 empresas doadoras.
 
Como foi realizada a campanha
Todos os municípios do país receberam um questionário para um amplo levantamento de necessidades no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19. Os 295 municípios de Santa Catarina responderam a pesquisa e 156 solicitaram algum tipo de apoio: 58 do Oeste, 19 do Norte, 14 da Serra, 23 do Vale do Itajaí, 17 da Grande Florianópolis e 25 do Sul.
Neste primeiro balanço, estão os seguintes equipamentos e produtos: 365 geladeiras/freezers, 160 câmaras frias, 139 aparelhos de ar condicionado, 100 computadores, 23.134 aventais, 15.000 caixas de máscaras, 8.284 caixas coletoras , 3.090 pacotes de bolas de algodão, 1.972 álcool gel, 153.358 outros itens.
Em todo o país, 80% dos municípios que encaminharam suas demandas já foram atendidos com mais de 800 mil itens. As doações não foram feitas em dinheiro. As empresas adquiriram os materiais e repassaram às secretarias de saúde dos municípios e Estados por meio do Unidos pela Vacina.
 
Unidos pela Vacina
O Unidos pela Vacina reúne, em todo o país, mais de 3 mil pessoas. A mobilização começou em janeiro por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil para engajar a sociedade no combate à pandemia do novo coronavírus e conseguir vacinar a população adulta até setembro.
“Todo mundo achava que não ia dar, mas deu certo porque a sociedade civil, empresários, voluntários, todos se uniram”, comemorou a líder do movimento, Luiza Trajano, em um vídeo exibido no evento.
“Agradecemos a todos os governos, municipais e estaduais, às empresas que doaram os materiais neste momento tão difícil e às mulheres do Brasil e de Santa Catarina. Estamos deixando um legado. E Santa Catarina fez bonito. Muito obrigada”, agradeceu.
O ato organizado pelo Movimento Floripa Sustentável, com apoio da Granfpolis, teve a presença da vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e responsável pela Região Sul do Unidos pela Vacina, a empresária catarinense Sônia Hess.
“O legado deixado é muito importante, pois os equipamentos continuarão nos municípios, melhorando a infraestrutura na área da saúde para atender uma tarefa que continua, pois a pandemia não acabou e novas vacinações serão necessárias”, enfatizou Hess.
Em Santa Catarina, o Unidos pela Vacina é coordenado pela líder do Mulheres do Brasil, Annalisa Blando, e pelo líder empresarial João Martinelli. A Associação FloripAmanhã e o Floripa Sustentável atuaram na articulação de ações para a captação de doações na Grande Florianópolis. As demais regiões ficaram a cargo das líderes dos núcleos do Mulheres do Brasil.
Durante a solenidade, o secretário de Saúde de Major Gercino, Marcos Marcelino, que representou os secretários municipais de Saúde, recebeu o enfermeiro Fabio Junior Rosa, coordenador da Atenção Básica do município, para uma homenagem especial a todos os profissionais da saúde.
Além de diversos prefeitos e secretários presentes, a Assembleia Legislativa foi representada pela deputada estadual Dirce Heiderscheidt. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube Mulheres do Brasil.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.