SC pode ter vacinas Butanvac e cubana para imunizar toda a população contra Covid-19.

Enquanto governador de Santa Catarina realiza tratativas para compra direta da Butanvac, municípios negociam imunizante cubano.

SC pode ter vacinas Butanvac e cubana para imunizar toda a população contra Covid-19.
Duas novidades foram anunciadas nesta quarta (2) e quinta-feira (3) referentes à vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés (PSL) informou que oficializou negociações para a compra direta da vacina Butanvac contra a Covid-19, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Já o Consórcio Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), liderado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, manifestou interesse na compra do imunizante cubano, Abdala, que está em fase avançada de testes.
Apesar de incipientes, os acordos prometem ser um reforço para a imunização em Santa Catarina. Os contratos diretos entre prefeituras, Governo Estadual e laboratórios seria também uma novidade. Todos os imunizantes utilizados hoje são distribuídos pelo Ministério da Saúde.
Os moradores do Estados são imunizados no momento com três vacinas, a Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac), Pfizer (Pfizer e BioNTech) e Astrazeneca (Fiocruz/Oxford).
 
Vacina Abdala
O Conectar manifestou na quarta-feira (2) interesse na compra de 4 milhões de vacinas Abdala, que integrariam o PNI (Plano Nacional de Imunização). O imunizante é produzido pelo CIGB (Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia). O Consórcio já realizou também tratativas com os governos americano, chinês, russo e alemão.
Segundo o Consórcio, a vacina está em fase mais avançada entre os cinco imunizantes cubanos em estudo. As primeiras doses devem ser aplicadas na população local em junho. Representantes do Conectar se reuniram com técnicos do CIGB no último dia 20 para estabelecer possíveis acordos.
Agora, detalha o Consórcio, foram solicitadas oficialmente informações sobre o tempo estimado de entrega das doses, custos e condições comerciais, além do status do processo de aprovação do imunizante pelos organismos internacionais e pelos órgãos reguladores nacionais.
 
Compra direta
Já o Governo de Santa Catarina  formalizou interesse na compra de doses da vacina Butanvac, do Instituto Butantan. A quantidade que o Estado pretende adquirir, informou Moisés, é suficiente para a imunização de 100% da população do Estado.
Conforme o Governo Estadual, R$ 300 milhões estão reservados exclusivamente para a compra de vacinas assim que a transação se torne possível.
A Superintendência de Vigilância Epidemiológica também providencia estudo para aquisição da vacina. “Já estamos realizando esse cálculo de quantitativo de doses para que possamos, assim, imunizar toda a população catarinense apta a receber a vacina a partir da aquisição”, afirmou André Motta Ribeiro, Secretário de Saúde.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.