SC pode ter até 15 deputados mudando de partido na janela partidária; veja lista.

Deputados federais e estaduais aproveitam período que facilita troca para definir caminho rumo às eleições de 2022.

SC pode ter até 15 deputados mudando de partido na janela partidária; veja lista.
Santa Catarina pode ter mudanças de partidos de até 10 deputados estaduais e cinco federais para as eleições de 2022. Os números equivalem a 25% do total de parlamentares da Assembleia Legislativa e a quase um terço da bancada catarinense na Câmara Federal.
A menos de um mês do prazo final para filiação e troca de legenda de quem deseja se candidatar, o vai e vem se intensifica no Estado. A novidade mais recente foi o fim da novela sobre a filiação do governador Carlos Moisés, que escolheu o Republicanos para buscar a reeleição. Outras tramas, como o partido de Luciano Hang e a possível ida de Dário Berger ao PSB, caminham para os capítulos finais nesta semana.
Entre lideranças do Legislativo, o momento é ainda mais movimentado. Como trocar de partido sem justa causa durante o mandato pode levar à perda do cargo, deputados descontentes com os rumos do partido ou que traçaram novos planos eleitorais aguardaram o período da janela partidária, que este ano vai de 3 de março a 2 de abril, para mudar de casa sem risco ao mandato.
Até o momento três deputados estaduais e três federais já confirmaram a mudança de partido e até assinaram ficha de filiação. Todos os seis foram eleitos pelo PSL, então partido de Jair Bolsonaro, mas agora deixam a sigla, meses após o partido se fundir com o DEM para formar o União Brasil. A maioria dos parlamentares se filiou ao PL, o novo partido do presidente (veja lista abaixo).
Outras mudanças também podem ocorrer em função da composição dos partidos para as eleições a governador e a presidente. O prazo máximo para troca de legenda para quem deseja concorrer é 2 de abril. Confira quem já mudou de partido e outras possíveis mudanças:
 
Mudanças da janela partidária em SC
Confirmadas
Deputados estaduais
Ana Campagnolo
Trocou o União Brasil pelo PL
Coronel Mocellin
Trocou o União Brasil pelo Republicanos
Jessé Lope
Trocou o União Brasil pelo PL
Deputados federais
Daniel Freitas
Trocou o União Brasil pelo PL
Coronel Armando
Trocou o União Brasil pelo PL
Caroline de Toni
Trocou o União Brasil pelo PL
 
Ainda podem ocorrer
Deputados estaduais
Felipe Estevão
Pode trocar o União Brasil pelo PTB
Ismael dos Santos
Está filiado ao PSD. Pode migrar para Republicanos ou União Brasil, dependendo de quais forem os rumos do PSD na eleição federal e estadual. Caso o partido decida filiar e lançar Eduardo Leite como candidato a presidente, ele defende que João Rodrigues seja o postulante a governador. Se isso não ocorrer, pretende buscar nova casa.
Jair Miotto
Está filiado ao PSC. Deve deixar o partido acompanhando o aliado e companheiro de Igreja Quadrangular, Narcizo Parisotto, que anunciou a desfiliação na semana passada. A assessoria não retornou à reportagem sobre a situação atual do deputado.
Laércio Schuster
Está filiado ao Podemos. Tem reuniões nesta semana que podem definir a permanência ou a mudança de partido, acompanhando o grupo de Paulinho Bornhausen, que decidiu deixar a sigla.
Nazareno Martins
Está filiado ao PSB, mas já teve a desfiliação liberada pelo partido no ano passado. Deve oficializar a ida para o Podemos. A assessoria não retornou à reportagem sobre a situação partidária atual do deputado.
Paulinha
Está sem partido. Mantém conversas com Podemos, Cidadania e MDB.
Ricardo Alba
Está no União Brasil. Teve convites de Republicanos, MDB e PP, mas ainda avalia situação, podendo até permanecer no atual partido.
Deputados federais
Hélio Costa
Pode trocar o Republicanos pelo PSD.
Rodrigo Coelho
Está filiado ao Podemos, depois de longo processo para deixar o PSB. Embora o partido viva período de divisões internas, a assessoria afirma que o deputado permanecerá no partido.
 
 
 
Fonte: DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.