SC mais do que dobra potência instalada para geração de energia solar em 2021.

SC mais do que dobra potência instalada para geração de energia solar em 2021.
Estado ganhou duas posições no ranking nacional (Foto: Patrick Rodrigues).
O sol está ajudando Santa Catarina a gerar mais energia. O Estado mais do que dobrou a potência instalada com painéis fotovoltaicos ao longo de 2021. Era de 214,8 megawatts (MW), no início do ano passado, e saltou a 471,9 MW na largada de 2022, um crescimento de 119,7%. Os dados constam em boletins divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Com o incremento, SC ganhou duas posições no ranking nacional (veja abaixo). Passou Paraná e Goiás e agora é a quinta colocada, atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O Estado também aumentou sua participação na geração nacional de energia solar, de 4,9% do total para 5,6%.
Mais limpa e com altíssimo potencial para redução de despesas com consumo – em projetos residenciais, o investimento costuma se pagar em média em quatro anos –, a energia solar ainda engatinha no país. Segundo a Absolar, representa apenas 2,4% da matriz elétrica brasileira, dominada pela geração hídrica (57,6%).
A instalação de painéis fotovoltaicos, no entanto, vem acelerando no país principalmente ao longo dos últimos cinco anos. Somando geração centralizada e distribuída, a potência instalada subiu de 1.160 MW, em 2017, a cerca de 13 mil atualmente. Segundo a Absolar, o setor já ajudou a gerar mais de 390 mil novos empregos, representando R$ 66,3 bilhões em novos investimentos privados e arrecadação de R$ 17,1 bilhões em tributos.

 
 
 
 
Fonte: Diário Catarinense
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.