Santa Catarina volta a ter todas as regiões no nível gravíssimo.

Atualização do mapa de risco foi divulgada na manhã deste sábado (17); estado tem nível elevado na ocupação de leitos.

Santa Catarina volta a ter todas as regiões no nível gravíssimo.
Subiu para 16 o número de regiões em nível gravíssimo em Santa Catarina. A matriz, que avalia a situação da Covid-19 no Estado, foi divulgada na manhã deste sábado (17) pela  Secretaria de Estado da Saúde. 
As regiões apresentaram nota quatro, o nível mais elevado, na dimensão de Capacidade de Atenção, que é aquela que aponta a ocupação de leitos hospitalares. Nesta semana não há regiões nos níveis alto (amarelo) ou moderado (azul).
Na última semana, depois de quase dois meses, Santa Catarina voltou a ter quatro regiões no nível grave na matriz de risco, o que mostrou uma ligeira melhora, considerando que há algumas semanas o Estado estava todo no “vermelho”.
Porém, na nova atualização, todo o Estado permanece em alerta máximo em relação ao novo coronavírus, principalmente em relação à capacidade de atenção, com todas as regiões apresentando leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto reservado para Covid-19 operando em sua capacidade máxima, próximo aos 100% de ocupação.
As regiões Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí, que na semana passada estavam classificadas em nível grave, passaram para o nível gravíssimo, principalmente por conta das mudanças na dimensão da transmissibilidade.
Segundo a SES, o aumento da transmissibilidade nestas regiões reflete um crescimento no número de casos ativos detectados na última semana, podendo ser explicado, em parte, por uma possível redução na adesão das medidas de distanciamento social.
Foi observada uma redução de 25% na média móvel de óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias, e uma redução de 19% nos últimos 7 dias. Já em relação aos casos ativos, observa-se uma redução de 26% na média móvel dos últimos 14 dias, e uma estabilização nos últimos 7 dias.
Embora tenha sido observada uma redução na média móvel de óbitos por Covid-19 além de uma desaceleração na taxa de crescimento do número de casos ativos, a SES destaca que a melhora nesses indicadores não foi suficiente impactar na avaliação de risco potencial.
Além disso, a estabilização no número de casos ativos observada em todo o Estado nos últimos 7 dias, permanecendo em um patamar elevado, contribuiu para a manutenção do nível gravíssimo em todas as regiões.
De acordo com o último boletim, divulgado nesta sexta-feira (16), Santa Catarina conta com 21.928 casos ativos. Além disso, mais 71 mortes foram confirmadas, levando a um total de 12.480  vítimas desde o início da pandemia.
 
Quatro itens são levados em consideração na avaliação da matriz:
Evento sentinela: mede a mortalidade da Covid-19. Nas regiões em alerta, o índice aponta que a pandemia continua em expansão;
Transmissibilidade: variação no número de confirmação e casos ativos. Regiões em alerta apresentam alta no número de casos;
Monitoramento: casos investigados e inquérito de síndrome gripal na comunidade;
Capacidade de atenção: mede a ocupação dos leitos de UTI.
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.