Previsão climática trimestral para Santa Catarina.

Previsão climática trimestral para Santa Catarina.

Acumulado nos três meses deve ultrapassar 450 milímetros no Oeste. As previsões são da Epagri/Ciram para os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2020

Precipitação:

No trimestre a previsão é de chuva abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste e próximo da média nas demais regiões catarinenses. A chuva segue com distribuição irregular e episódios pontuais com volumes elevados.

Destaque: eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

A maior parte da chuva do trimestre segue sendo causada pela passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos que se formam e intensificam no Sul do Brasil, e por Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns a partir de setembro. No trimestre, sobretudo em setembro, os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste. Nos meses de julho e agosto, a média climatológica varia de 130 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 90 a 130 mm do Planalto ao Litoral. No mês de setembro a média de chuva varia de 150 a 190 mm no Oeste e Meio Oeste, de 130 a 170 mm no Planalto e de 110 a 130 mm na maior parte do Litoral.

No trimestre ciclones extratropicais deslocam-se pelo litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

Previsão de temperatura acima da média climatológica em SC. No inverno de 2020 massas de ar seco continuarão frequentes em SC causando mais dias com maior amplitude térmica, começando com forte resfriamento noturno e madrugadas frias (com formação de geada nas áreas mais altas do Estado) seguidas de tardes quentes ou com temperatura mais agradável.

Episódios de “veranico” poderão ocorrer durante esse inverno, com períodos de dias consecutivos sem chuva, com ar quente e temperatura elevada para a época do ano. Nesses dias a temperatura máxima estará próxima de 30ºC em especial em localidades do Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, podendo superar este valor nos dias de condição pré-frontal. Além de formação de geada e nevoeiros típicos da estação, em especial no mês de julho podem ocorrer episódios de neve no Planalto Sul.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês maio de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram anomalia mensal -0,5°C a 1,0°C, mantendo a condição de Neutralidade observada nos meses anteriores, porém apresentando área de resfriamento de TSM.

A temperatura da superfície o mar (TSM) na semana de 14 a 20/06/2020, registrou maior área de anomalia negativa, com valores negativos entre -1,5°C e -0,5°C, na área de monitoramento do Pacífico Equatorial, indicando maior resfriamento na TSM.

 

A condição para o trimestre de julho, agosto e setembro indica a persistência do resfriamento nas águas do Pacífico Equatorial em condição de Neutralidade, que tende a continuar evoluindo para a configuração do fenômeno La Niña até o final de 2020.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima/Clóvis Corrêa (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC, CIGERD, AGF Anti-Granizo, NSC e IFC.

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira (25/06):

Tempo: no Oeste, pancadas de chuva com trovoada, no decorrer do dia, e condição de temporais isolados, estendendo-se para as demais regiões entre a tarde e noite. A chuva será melhor distribuída do Oeste ao Sul do Estado.

Temperatura: mais elevada no norte de SC.

Vento: nordeste/noroeste virando para sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

Sistema: passagem de frente fria por SC

Sexta-feira (26/06):

Tempo: muitas nuvens com chuva em todas as regiões.

Temperatura: diminui em todas as regiões, com o avanço de uma massa de ar frio.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Sábado (27/06):

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, melhorando com sol a partir do Oeste e Sul de SC, no decorrer do dia.

Temperatura: baixa, com atuação da massa de ar frio.

Vento: sul, fraco a moderado.

Domingo (28/06):

Tempo: predomínio de sol em SC.

Temperatura: baixa, com atuação da massa de ar frio.

Vento: sul, fraco a moderado.

 

Fonte(s): Epagri/Ciram.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.