Pesquisa divulgada pela Acaert aponta credibilidade e força do rádio.

Entre os mais importantes e influentes, o meio de comunicação alcançou em 2019 mais de três bilhões de ouvintes no mundo todo.

Pesquisa divulgada pela Acaert aponta credibilidade e força do rádio.
Alcance do rádio é expressivo no mundo todo .
Consolidado como um dos mais importantes e entre os mais influentes meios de comunicação, o rádio vem mantendo sua força ao longo de décadas. Uma pesquisa divulgada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) aponta que em 2019 são três bilhões de pessoas no mundo ouvindo rádio. 

Se a análise for em nível de Brasil, os números também surpreendem: 83% dos brasileiros ouvem rádio, e de cada cinco pessoas, três acompanham este veículo de comunicação todos os dias. Em Santa Catarina, 97% das pessoas do interior ouvem rádio. O Estado tem uma das maiores audiências de média de rádio do país. 

Pesquisa divulgada pela Acaert aponta força do rádio 
Todos os dados foram divulgados neste mês pela Acaert, fazendo parte de um material produzido para o maior movimento de valorização dos veículos de comunicação essenciais de Santa Catarina - Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV. A mobilização inédita tem a participação de 280 emissoras de rádio e televisão, com ações conjuntas de divulgação.
 

FONTE SEGURA DE INFORMAÇÃO 

A chegada das mídias sociais e popularização das redes sociais fortaleceram os veículos de comunicação como rádios, televisões e jornais. Foi a oportunidade para que estes veículos se utilizassem de uma nova plataforma para aumentar o público alcançado. As novas mídias vêm a somar para as empresas de comunicação que souberem utilizar a ferramenta.

Além disso, em tempos de fake news, os veículos de comunicação provam, mais uma vez, sua importância, e estão com a credibilidade em alta. Uma pesquisa realizada neste ano pela XP Investimentos e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) apontou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável quando se trata da divulgação de notícias.

Conforme o vice-presidente de marketing da Acaert, Carlos Amaral Neto, coordenador do movimento Pense Grande, é preciso destacar o valor do rádio como fonte de informação segura, que influencia na tomada de decisões das pessoas, além de enfrentar os desafios da comunicação atual, como a fake news. 
Pesquisa revela credibilidade do rádio 
Perfil dos anunciantes do rádio 

VALE A PENA INVESTIR NO RÁDIO?

Quando se fala em publicidade a escolha de onde investir precisa levar em consideração dois fatores essenciais: credibilidade e alcance do seu anúncio. Sobre a credibilidade, o texto acima já apresentou dados importantes. Mas se o leitor ainda tem dúvidas sobre o alcance, a pesquisa divulgada pela Acaert também traz números relevantes. 

O alcance do rádio e da TV é maior do que a internet em todas as regiões do Brasil. No Sul, o alcance da TV chega a 98% da população e o rádio a 85%.  A internet alcança 69% do Estado. 
Gráfico aponta alcance do rádio, TV e internet 

Quando se fala em rádio, o alcance versátil deste meio é fundamental para números tão expressivos. O público se divide entre ouvintes no computador, tablet, celular e o aparelho de rádio. As pessoas ouvem rádio em casa, no carro, no deslocamento e no trabalho. Resultado da credibilidade e versatilidade, o tempo médio que cada ouvinte escuta rádio por dia é superior a quatro horas. 

Pesquisa sobre versatilidade do rádio e tempo médio do ouvinte 
 
 
 
 
 
Fonte: Jornal O Líder/Carine Arenhardt/WH Comunicações
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.