Nutricionista dá dicas de receitas saudáveis para a Ceia de Natal.

Nutricionista dá dicas de receitas saudáveis para a Ceia de Natal.

A nutricionista Marilis de Oliveira, apresentadora das Nutri Dicas do programa Atualidades, da 103FM, apresenta algumas sugestões para uma ceia mais saudável neste Natal. Acompanhe:

Rabanada saudável

Ingredientes:

04 fatias (de 2cm) de pão integral ou pão sem glúten 
100g de farinha de aveia
200 ml de leite vegetal (arroz, amêndoas, coco)
01 colher de sobremesa de essência de baunilha
01 colher de sobremesa de especiarias em pó (cravo, canela, noz-moscada, gengibre)
03 colheres de melado de cana ou açúcar demerara/açúcar de coco também  
Azeite para untar a frigideira

Modo de preparo: 

Em um bowl, adicione a farinha de aveia e as especiarias, reserve. Em um segundo bowl, adicione o leite vegetal e a essência de baunilha, reserve. Passe as fatias de pão primeiro no leite (não deixe o pão ficar submerso, apenas passe cada lado no pão no leite enquanto você o segura com a ponta dos dedos). Em seguida empane na farinha de aveia com especiarias. Após ter empanado todas as fatias de pão, unte a frigideira antiaderente com o azeite de oliva, despeje o melado e adicione as fatias de pão, uma ao lado da outra e, em fogo baixo, deixe dourar de um lado e vire para dourar o outro e está pronto!
Pode fazer assada: Disponha na forma untada com azeite de oliva ou óleo de coco. Leve ao forno por uns 10min pré-aquecida à 200ºC e vire os pães, eles ficam dourados dos dois lados. Ao retirar do forno, passe os pães em uma mistura de açúcar com canela e pronto! 

Farofa festiva

Ingredientes:

1 ½ xícara de farinha de mandioca flocada ou farinha de mandioca crua (branca)
1 xícara de coco ralado seco
½ xícara de castanha-de-caju torrada
100 g de manteiga
½ cebola
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Raspas de limão

Modo de preparo:

Descasque e pique fino a cebola. Pique grosseiramente as castanhas-de-caju. Numa tigela misture a farinha de mandioca com o coco.  Coloque a manteiga numa frigideira grande e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte a castanha-de-caju picada e mexa por mais 5 minutos até dourar. Adicione a mistura de farinha com o coco aos poucos, misturando bem para incorporar. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 10 minutos até ficar dourada e crocante, mexendo de vez em quando para não queimar. Transfira para uma tigela, junte as raspas do limão e sirva a seguir. Se preferir, substitua o coco seco por 1 xícara de coco fresco ralado.

Sugestão: pode acrescentar cenoura ralada, couve picadinha, uvas passas.

Peru assado com laranja e sálvia

Ingredientes:

1 peru (aproximadamente 5kg)
100 g de manteiga
½ xícara (chá) de vinho branco
1 laranja grande
Ramos de sálvia

Modo de preparo:

Para manter a textura, o certo é descongelar o peru de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Separe um pano de prato velho e limpo. Corte o pano ao meio para formar um quadrado - ele vai ser usado na hora de secar e assar o peru, depois será descartado. Retire o peru (descongelado) da geladeira e separe os miúdos (você pode reservar na geladeira para outra receita). Se o peru comprado já for temperado, siga os passos a seguir para amenizar o sabor artificial: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez - isso serve para tirar o excesso de tempero do peru. 

Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com guardanapo seque bem o peru e transfira para a assadeira. Cruze as coxas e amarre com um barbante. Corte a laranja em fatias e coloque as metades na cavidade, deixando uma para tampá-la. Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 3 horas - a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga. Quando o peru estiver assado, retire a assadeira do forno. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito. Transfira para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

Arroz natalino 

Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral cozido e temperado
1/2 xícara de uva passa
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 cebola picadinha
120 g de peru picado em cubos ou desfiado (pode ser frango)
Azeite a gosto

Modo de Preparo:

Refogue a cebola no azeite, coloque o peru e deixe dourar. Adicione a uva e as nozes, misture bem e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o arroz, misture sem deixar que o arroz grude na panela. Desligue o fogo, sirva!! 

Salpicão Low Carb

Ingredientes:

200 g de frango desfiado e temperado
1 cenoura grande
1 pitada de sal
200 ml de iogurte de kefir ou natural
Nozes e uva passa a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Comece cozinhando seu frango, desfie e tempere a gosto (sem muito sal). Rale a cenoura no fino. Coloque tudo dentro de uma vasilha, inclusivo o iogurte. Misture bem e pronto. É só servir!!

Salada Coleslaw com molho cítrico

Ingredientes:

150g de repolho verde
150g de repolho roxo
150 g de cenoura
½ xícara de cebolinha
1 colher de sopa de gengibre fresco
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Modo de Preparo

Comece cortando seus repolhos em fatias e ralando a cenoura bem fininha. Pique a cebolinha. À parte, faça o molho, misturando o gengibre ralado, o mel, o azeite e o suco de limão. Adicione sal a seu gosto. Misture tudo na hora de servir.

Cheesecake no pote

Para a base:

1/2 xícara de nozes ou castanhas 
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 tâmaras sem caroço 
2 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga de coco ou manteiga ghee 
1 pitada de sal 

Para o Creme:

2 xícaras de castanhas de caju cruas e deixadas de molho em água por no mínimo 4 horas (pode cozinhar as castanhas por 15 min após começar a ferver)
1 vidro de leite de coco (200ml)
Suco de meio limão 
1/2 xícara de óleo de coco ou manteiga de coco derretida 
3 colheres de sopa de Xilitol ou açúcar mascavo se preferir 
1 colher de chá de extrato de baunilha natural 

Para a geleia:

1/2 xícara de morango 
Suco de ½ limão
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ xícara de água

Modo de Preparo:  

Base: Coloque todos os ingredientes em um processador, use o modo pulsar até obter uma farofa úmida. Distribua essa base em potinhos de vidro e aperte bem o fundo até ficar firme. Leve à geladeira. Enquanto isso faça o creme.

Creme: Bata todos os ingredientes em um processador por cerca de cinco minutos até formar um creme liso e homogêneo. Distribua esse creme por cima da base e leve ao freezer por aproximadamente 4 horas. Antes de servir, retire alguns minutinhos do freezer e deixe em temperatura ambiente.  

Geleia: Para a geleia, leve ao fogo os morangos com suco de ½ limão, açúcar demerara e a água. Ferver até formar uma calda homogênea.
 
 
 
Fonte: Nutricionista Marilis de Oliveira
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.