Número de pedidos de seguro-desemprego cresce 118% na primeira quinzena de maio em SC.

Número de pedidos de seguro-desemprego cresce 118% na primeira quinzena de maio em SC.

A série de demissões em função da crise da pandemia começa a aparecer com mais peso nos números do seguro-desemprego em Santa Catarina. Na primeira quinzena de maio, foram registrados 30.163 pedidos do benefício no Estado, o que representa um crescimento de 118% frente ao mesmo período de 2019, quando SC teve 13.834 solicitações.

Os dados do Ministério da Economia mostram que SC foi o sexto Estado com mais solicitações do seguro-desemprego no Brasil. Os atendimentos foram feitos pelo Sine/SC (Sistema Nacional do Emprego). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), que é responsável pelo serviço, informou que do total de pedidos feitos na primeira quinzena de maio, 83,3% foram habilitados.

Durante todo o mês anterior (abril), Santa Catarina registrou 45.577 solicitações de seguro-desemprego, o que representou um aumento de 52% frente ao mesmo período de 2019. 

Essa aceleração maior de pedidos em maio sinaliza que aquelas mais de 500 mil demissões estimadas pela pesquisa do Sebrae/SC e Fiesc em função da crise do coronavírus começam a se tornar realidade gradualmente. 

Vale lembrar que o trabalhador tem de sete a 120 dias para solicitar o seguro após ser demitido. A exceção é para trabalhadores domésticos que tem até 90 dias para pedir o benefício. Nos próximos meses, portanto, o número de pedidos pode crescer ainda mais. 

Existe também uma dificuldade das pessoas em solicitar o seguro, já que é preciso fazer de forma virtual. E é importante destacar que, em função do coronavírus,  as unidades do Sine atendem somente alguns casos e com hora marcada.

 

 
 
 
Fonte: NSC / Estela Benetti
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.