Municípios de SC terão mapa de risco próprio para a Covid-19.

Ferramenta será importante para definir alertas locais sobre a situação epidemiológica; matriz será apresentada na próxima semana.

Municípios de SC terão mapa de risco próprio para a Covid-19.
Novo mapa de risco será municipalizado, permitindo a elaboração de alertas locais referentes à pandemia.
A SES (Secretaria de Saúde de Santa Catarina) apresentará na próxima semana um modelo de mapa de risco para Covid-19. A nova matriz será municipalizada, especificando a situação epidemiológica nas cidades catarinenses e permitindo a elaboração de alertas locais, segundo a pasta.

Os dados serão coletados junto aos gestores municipais de saúde, depois compilados pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). A princípio, seriam considerados o número de casos, hospitalização e ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

O projeto está em fase final elaboração, segundo o superintendente de vigilância em Saúde, Eduardo Macário. “O objetivo é que cada cidadão tenha noção da situação no seu município, sabendo se a transmissão está baixa, média ou alta”, explica.

A partir deste diagnóstico, as cidades receberiam orientações conforme a classificação. “O caráter vai ser dentro da lógica de proteção, para que o cidadão possa se precaver com cuidados básicos”, explica o superintendente.

Matriz atual

Hoje a matriz de risco é regionalizada: os 295 municípios são divididos em 17 regiões, que têm avaliadas as suas taxas de vacinação, transmissão, número de mortes, ocorrência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), casos graves de Covid-19 e capacidade de atenção.

última matriz de risco mostrou 15 regiões no nível Moderado (cor azul) e duas no nível alto (amarelo). O novo modelo utilizará indicadores mais simples do que os utilizado na atual. A definição das categorias ainda está em fase de conclusão.
 

 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.