Meses de fevereiro e março de 2021 estão entre os menos chuvosos dos últimos dez anos.

A constatação é de Vianei Schutz, 35 anos, morador de São João do Oeste,

Meses de fevereiro e março de 2021 estão entre os menos chuvosos dos últimos dez anos.

A constatação é de Vianei Schutz, 35 anos, morador de São João do Oeste, que faz registros pluviométricos desde 2012. Segundo Schutz, o mês mais recente terminou com 104 milímetros de chuva no local onde ele mora, próximo à Laticínios São João, em direção à Linha Beato Roque. Se comparado com os últimos anos, apenas em 2012, 2015 e 2020 choveu menos em março.

Já no mês de fevereiro do ano novo foram registrados apenas 75 milímetros, a menor precipitação desde 2012. Vianei Schutz começou os registros por curiosidade própria e para disponibilizar dados concretos que pudessem ser utilizados como base em conversas com amigos. Ele dispõe de pluviômetro, pelo qual faz acompanhamento das chuvas e anota em caderno, com a soma total dos milímetros registrados em cada mês e ano.

Schutz reitera que no último ano choveu pouco, com um total de 1.747 milímetros. Esta quantidade fica 670 milímetros abaixo da média anual. Ele inclusive mantém contato diário com o meteorologista Piter Scheuer, de Guatambu, município vizinho de Chapecó, que ajuda no levantamento de dados pluviométricos.

As anotações de Vianei Schutz já ajudaram o município de São João do Oeste a adotar medidas em relação à estiagem. No ano passado, por exemplo, o prefeito solicitou relatório dos últimos 12 meses para decretar situação de emergência. Schutz salienta que está estudando há vários anos para fazer outros registros climáticos, inclusive recebe material para isso, com acompanhamento de meteorologista. Ele ainda pretende negociar com a Defesa Civil para obter verba e adquirir aparelhos meteorológicos, pois são muito caros.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.