MEC confirma curso de psicologia na Uceff.

Novo curso deve atender demanda regional.

MEC confirma curso de psicologia na Uceff.

O Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria 1.081 autorizando mais um curso para a UCEFF Itapiranga. Trata-se do curso de Psicologia, que recebeu nota máxima pelos avaliadores do MEC na visita in loco em junho, na modalidade presencial. A pró-reitora Alexandra Raffaelli destaca que foram três os pilares avaliados pelo MEC: o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura física da instituição.

Para Alexandra, este é mais um curso importante na área da saúde que a Instituição irá oferecer para a comunidade regional. As inscrições já estão abertas para ingresso em 2022 através de histórico escolar, nota do Enem, redação online, portador de Diploma, ou o tradicional vestibular, que acontece em 24 de outubro. A pró-reitora lembra que o curso de Psicologia terá 50% de desconto para quem já tem graduação e que busca uma segunda formação de nível superior.

Já o reitor Leandro Sorgato comemora a chegada da Psicologia para atender a demanda da região. “Temos este curso na UCEFF Chapecó e agora, a partir de 2022, também será oferecido aqui em Itapiranga”. Ele lembra que a excelente avaliação do MEC, com nota máxima 5, é fruto do trabalho de toda a equipe de professores e colaboradores, sempre focados no melhor para os estudantes. A excelente infraestrutura existente no campus aliada aos profissionais que aqui atuam, dá a garantia de ótimas avaliações pelo MEC”, enfatiza Sorgato.

A importância de um curso de Psicologia para Itapiranga e região é muito expressiva, comenta o psicólogo Domingos Palma. “De forma geral, e tradicionalmente falando, a Psicologia é um curso ligado diretamente com a saúde mental e bem-estar das pessoas. Durante todo o curso o nosso acadêmico trabalhará em entender como as pessoas são psicologicamente e como elas podem se tornarem pessoas mais felizes, produtivas e realizadas. O profissional de psicologia pode atuar numa gama infindável de possibilidades que são imediatamente absorvidas pelo mercado na atualidade. A comunidade ganha expressivamente com os profissionais formados, pois estes irão ocupar espaços necessários para a promoção da saúde. Especificamente num momento como esses que estamos vivendo. Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis em virtude dá pandemia. Nunca na nossa história houve tantos casos de depressão e suicídio. O profissional da Psicologia é chamado para amenizar o sofrimento e ajudar as pessoas que estão sofrendo. As pessoas devem ser felizes e realizadas nas suas vidas. Mas não podemos esquecer também que um profissional de psicologia atua no sentido de buscar o bem-estar, antes que surja a doença. A prevenção pode salvar muitas vidas”.

Domingos salienta que o profissional de psicologia tem como prerrogativa promover o bem-estar e favorecer a saúde integral, uma vez que, as pessoas estando bem psicologicamente se relacionam melhor, praticam esportes, tomam decisões sábias e são mais resilientes.

O curso de Psicologia autorizado pelo MEC, terá duas ênfases: uma voltada a gestão e outra focada em saúde. A matriz curricular prevê 4.400 horas para o curso de Bacharelado e 1.180 horas para a Licenciatura em Psicologia.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Psicologia é bem vasto e vai muito além da prática clínica que é tão conhecida. O profissional que escolhe essa carreira pode optar por atuar em diversos segmentos, o que inclui o ambiente empresarial e até mesmo o trabalho de pesquisas.

Clínica

Nesse caso, o profissional faz acompanhamento terapêutico de pessoas que chegam ao consultório com alguma queixa psicológica, emocional ou comportamental. O objetivo é promover autoconhecimento, mudanças e alcance do equilíbrio, a fim de trazer alívio ao paciente e lidar com seus conflitos e desafios.

Educacional

Nessa área de atuação, o psicólogo pode trabalhar em duas frentes: acompanhar de perto os alunos e identificar quaisquer problemas (como dificuldade de aprendizado e problemas psicoemocionais); aplicar testes vocacionais com o objetivo de ajudar os alunos a encontrar a carreira com a qual eles têm mais afinidade. É muito comum durante o ensino médio.

Hospitalar

Aqui, em vez da clínica, o profissional trabalha em hospitais com o objetivo de prestar apoio aos pacientes e seus familiares. A pressão emocional, no entanto, é bem maior, uma vez que o psicólogo precisa lidar com processos de reabilitação ou mesmo tratamentos mais difíceis (que, por vezes, têm apenas o objetivo de trazer conforto para os últimos momentos do paciente).

Social

Nessa área, o psicólogo atua com pacientes que estão em situação de vulnerabilidade, como é o caso de crianças vítimas de violência doméstica e idosos em asilos. Também pode trabalhar na recuperação de detentos nas penitenciárias.

Organizacional

Essa também é uma área da Psicologia muito demandada. Nela, os profissionais trabalham na área de recursos humanos, especialmente com o recrutamento e seleção de candidatos para as vagas abertas.

O objetivo é identificar o perfil profissional ideal para exercer as funções na empresa. Então, o psicólogo contribui para identificar e encontrar as pessoas certas para a empresa, de forma que elas tenham identificação com os valores empresariais e possam trazer bons resultados para o negócio.

Além dessa atuação, há a parte de gestão voltada para o clima organizacional e desenvolvimento de competências.

Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área relativamente nova e, como o nome sugere, une conceitos da neurologia e da Psicologia. O objetivo é entender melhor o desenvolvimento cognitivo e os processos mentais de um ser humano. Com esse conhecimento, o profissional passa a estudar a relação entre o funcionamento cerebral e os aspectos psicológicos dos pacientes. Assim, ele pode avaliar as funções cerebrais e identificar como elas podem afetar os comportamentos.

Trânsito

A Psicologia do trânsito visa aplicar testes em quem está fazendo o processo para obter ou renovar a carteira de motorista. Indo além, o profissional também pode fazer análises comportamentais e até mesmo auxiliar aqueles que passaram por alguma situação que gerou estresse pós-traumático (como acidentes). Já existem especializações voltadas para a área de Psicologia do Trânsito.

Com informações Ascom

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.