Mais de 140 mil zeraram redação do Enem, diz MEC

Já 53 participantes obtiveram nota máxima na avaliação dissertativa, segundo Ministério da Educação. Notas foram divulgadas nesta sexta

Mais de 140 mil zeraram redação do Enem, diz MEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira que 53 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 obtiveram nota máxima na prova de redação, enquanto outros 143.736 zeraram a avaliação. As notas individuais do exame foram disponibilizadas nesta sexta no portal do Enem. A nota média das redações ficou em 592,9. A avaliação dissertativa foi realizada em 3 de novembro e o tema foi a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Também foram anunciadas as médias gerais de desempenho nas quatro áreas de conhecimento exigidas na prova. Em Matemática e suas tecnologias, a média geral foi de 523,1 pontos. Na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, 520,9. Em Ciências Humanas e suas tecnologias, 508. A média em Ciências da Natureza foi 477,8. "Entregamos o melhor Enem analógico de todos os tempos, e agora vamos fazer o Enem digital", afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

NOTAS ENEM 2019

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta sexta-feira as notas individuais dos quase 4 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Para ver o resultado, é preciso acessar a página do participante e informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

Para os "treineiros", aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, concederão entrevista coletiva para apresentar os resultados nesta sexta.

Como acessar

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC responsável pelo exame, divulgou um passo a passo para o acesso às notas:

- Na página do participante, é preciso inicialmente responder a uma pergunta digital mostrando que o acesso não é feito por um robô

- Em seguida, o usuário deve informar à personagem digital Nanda o CPF e inserir a senha

- Logo abaixo aparece um link com a frase "Esqueci minha senha". É possível escolher entre receber a senha por e-mail ou alterar o e-mail

O participante terá acesso à nota da redação (que varia de zero a 1000) e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Quem não lembra a senha pode recuperá-la no próprio sistema. É possível também acessar o resultado pelo app do Enem.

ENSINO SUPERIOR

Após a divulgação das notas, os participantes podem concorrer às vagas nas universidades de todo o país. As principais formas de usar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade são:

Sisu: O estudante pode fazer a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no primeiro semestre de 2020, desde que tenha nota na redação diferente de zero. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. As inscrições começam na terça-feira, 21 de janeiro, e terminam no dia 24, sexta-feira.

ProUni: A bolsa de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos) é um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas e refere-se à totalidade das semestralidades ou anuidades escolares. Para concorrer a essas bolsas, é necessário que o estudante não tenha diploma de ensino superior. Além disso, ele precisa ter participado do último Enem e obtido 450 pontos na prova objetiva sem zerar a redação. As inscrições vão de 28 de 31 de janeiro.

Fies: O novo Fundo de Financiamento Estudantil está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Na primeira modalidade, o novo Fies ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O período de inscrições será entre 5 e 12 de fevereiro.

 

Correio do Povo

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.