Maior raio do mundo em extensão começou em Santa Catarina, diz pesquisadora.

As ramificações iniciaram em Campos Novos, no Oeste catarinense e se espalharam para diferentes lados.

Maior raio do mundo em extensão começou em Santa Catarina, diz pesquisadora.

O maior raio do mundo em extensão surgiu no Oeste de Santa Catarina, mostram imagens de satélite. As ramificações do "megaflash" começaram em Campos Novos, segundo a pesquisadora e meteorologista Rachel Albrecht, que participou do comitê de especialistas responsável por certificar o recorde pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e se espalharam para dois lados distintos. 

Conforme o site G1SC, um vídeo com o mapeamento da descarga elétrica foi divulgada nessa segunda-feira (29). O material foi elaborado pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, EUA, que submeteu o caso para a avaliação do OMM. 

As imagens, segundo a pesquisadora, foram agrupadas para mapear o fenômeno, o que permitiu a reconstrução de todo o caminho percorrido pelo raio. Elas mostram o percurso da descarga elétrica, que atinge cidades nas regiões da Serra, Oeste e Sul catarinense, a divisa do Norte do Rio Grande do Sul com a Argentina e chega ao Oceano Atlântico.

A descarga elétrica ocorreu no dia 31 de outubro de 2018, durou 11.360 segundos e percorreu 709 km, quase a distância entre as capitais Porto Alegre e Curitiba.

 

 
 
 
Fonte: Diário Catarinense
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.