Janeiro de 2020 é o mês mais quente da história.

Após uma década com temperaturas recordes, a década de 2020 iniciou mantendo a tendência.

Janeiro de 2020 é o mês mais quente da história.

O ano de 2020 começou com o janeiro mais quente já registrado no planeta, com temperaturas um pouco superiores às do primeiro mês de 2016, anunciou na última semana o serviço europeu Copernicus sobre mudanças climáticas. Após uma década com temperaturas recordes, que terminou com 2019 considerado o segundo ano mais quente já registrado, a década de 2020 iniciou mantendo a tendência.

Em janeiro deste ano, a temperatura média do globo terrestre superou em 0,03 °C a de janeiro de 2016, até então o janeiro mais quente já registrado, e foi 0,77 °C mais quente que a média para o primeiro mês do ano no período de referência 1981-2010, segundo um comunicado do Copernicus.

A maioria das regiões do mundo experimentou temperaturas acima da média, especialmente a Europa, que registrou 3,1 °C a mais que a média do período de referência 1981-2010. No Nordeste da Europa-Escandinávia e parte da Rússia – a diferença superou 6 °C com relação ao período 1981-2010.

Segundo o Copernicus, os anos mais quentes foram registrados no último período de cinco anos, quando os termômetros subiram entre 1,1 °C e 1,2 °C com relação à temperatura da era pré-industrial. A década de 2010-2019 foi a mais quente desde o início das medições.

O ano de 2019 foi o segundo mais quente já registrado, apenas 0,04°C a menos que 2016, o ano mais quente, marcado por um episódio de El Niño muito intenso. Devido às emissões de gases com efeito estufa gerados por atividades humanas, o planeta esquentou pelo menos 1 °C com relação à era pré-industrial. 

Assim, o planeta poderá esquentar até 5 °C até o fim do século.
 
 
 
 
Fonte: Diário Catarinense
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.