INSS: veja quem precisa fazer prova de vida para não perder aposentadoria.

Instituto Nacional do Seguro Social permite realizar prova de vida pelo aplicativo Meu INSS. Cadastro desatualizado suspende benefício.

INSS: veja quem precisa fazer prova de vida para não perder aposentadoria.
Junho será um mês que merece a atenção de aposentados e pensionistas do INSS. A prova de vida anual está de volta e, para não perderem o benefício, todos terão que fazer o procedimento. De acordo com o INSS, há um grande volume de situações com cadastro desatualizado em Santa Catarina, desde 2020. Isso pode levar à suspensão do pagamento.
Mais de 11 milhões de pessoas em todo o Brasil precisam fazer a comprovação de vida, conforme o INSS. No entanto, só neste ano 10,5 milhões de segurados já fizeram o recadastramento, sendo outros 13,4 milhões em 2020.
Apesar de os números parecerem altos, falta um terço dos beneficiários comprovarem que estão vivos. Os mais atrasados, que não compareceram desde antes de março de 2020, serão os primeiros a terem o benefício suspenso. Por isso, precisam regularizar o cadastro no INSS. Há ainda o caso dos que foram chamados para fazer a comprovação por meio digital e não o fizeram. 
Desde de março de 2020, o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida e continuou pagando os benefícios. De acordo com a Portaria 1.299, a rotina de bloqueio de benefícios por falta de prova de vida seguirá o cronograma abaixo.
 
 
O instituto disponibiliza o aplicativo Meu INSS. Um grande número de segurados foi convocado a utilizar a biometria facial. Quem ainda não fez, precisa correr, pois o prazo termina no próximo dia 31. Foram chamados para a prova de vida digital 5,3 milhões de segurados em todo país.
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.