Iniciativa coloca quase 1.000 horas de videoaulas gratuitas do ensino médio na internet.

Aulas seguem diretrizes nacionais e podem ser complementares às aulas feitas por professores.

Iniciativa coloca quase 1.000 horas de videoaulas gratuitas do ensino médio na internet.
Quase 1.000 horas de videoaulas do ensino médio vão estar disponíveis para estudantes na internet a partir desta segunda-feira (1º). A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho e pretende dar apoio a professores e alunos durante as aulas remotas. O conteúdo estará no YouTube do Canal Futura.

Na TV, estas mesmas aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h15, também no Canal Futura. Serão três aulas por dia, de três disciplinas diferentes.

A iniciativa poderá ser adotada mesmo nas redes de ensino que já desenvolveram suas próprias aulas remotas. O conteúdo segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pode ser complementar ao ensino preparado por professores.

Assim, se uma escola identificar que um aluno não absorveu determinado conteúdo que deveria ter aprendido no ano passado, ela poderá usar as videoaulas para dar um reforço ao estudante, por exemplo.

"A partir do momento que foram estabelecidos protocolos para gravações, começamos a produzir os conteúdos. A ideia é que as videoaulas sejam complementares ao que as redes de ensino estão produzindo, já que a base é comum. Se temos um bom conjunto de aulas disponíveis nacionalmente, isso poderia ajudar as redes a racionalizarem recursos", afirma João Alegria, gerente-geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.

"A ideia é dizer a alunos e professores que eles não estão sozinhos, e não deixar nenhum estudante para trás", afirma Marcio Motokane, líder de projetos da Fundação Roberto Marinho e diretor das videoaulas.

Ao todo, são 911 vídeos. As aulas foram gravadas por 22 professores de todas as regiões do país para trazer diversidade de linguagens e culturas ao material.

Em 2020, a fundação já havia colocado no YouTube do Futura outras 638 videoaulas, voltadas para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Este conteúdo também está na grade da programação do Canal Futura, de segunda a sexta-feira, às 10h.

Na internet, os materiais estão em listas de vídeos (playlists) específicas, separadas por disciplina, como matemática, língua portuguesa, biologia, e organizadas em sequência.

"O aluno que está se preparando para o Enem ou buscando um conteúdo específico pode ir lá e filtrar. As redes também podem adotar, como apoio", afirma João Alegria.

Professores
Além das aulas em apoio aos estudantes, os professores também têm à disposição o acervo pedagógico da Fundação.

São 900 aulas com conteúdo atual para download gratuito, com material para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental e para o ensino médio.

Para ter acesso ao material, basta se cadastrar no site da FRM. Uma parceira com o Google For Education permite que os professores possam baixar as aulas direto no Google Classroom, para usar com seus alunos adaptado às aulas preparadas por eles.
 
 
 
Fonte: G1
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.