Guia do Campeonato Catarinense 2020: tudo o que você precisa saber sobre o torneio.

Competição tem fórmula alterada com o retorno do sistema mata-mata. Três partidas abrem a disputa nesta quarta-feira.

Guia do Campeonato Catarinense 2020: tudo o que você precisa saber sobre o torneio.

Com mudança no formato, o Campeonato Catarinense começa nesta quarta-feira com três partidas. Os 10 clubes se enfrentam em turno único e os oito primeiros colocados garantem vaga nas quartas-de-final no sistema mata-mata, com ida e volta.

Os dois últimos colocados, 9ª e 10º, também irão se enfrentar com jogos de ida e volta para definir quem será o rebaixado. Neste ano, apenas uma equipe vai cair para a Série B do Catarinense.

As finais do campeonato estão previstas para os dias 19 e 26 de abril. O atual campeão é o Avaí, que ao venceu a Chapecoense nas penalidades máximas em 2019.

 

Veja abaixo como chegam os 10 clubes (em ordem alfabética):

 

 

Avaí

 

 
Augusto Inácio é o treinador português do Avaí — Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

Augusto Inácio é o treinador português do Avaí — Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

Cercado de expectativa, o Avaí defende o título estadual e, mais do que isso, busca apagar a imagem ruim com a péssima campanha na Série A do Brasileiro. A diretoria reformulou completamente o elenco e trouxe reforços importantes como Valdívia, Bruno Silva e Wesley. No banco de reservas, a principal novidade: o treinador português Augusto Inácio, que irá realizar o primeiro trabalho no Brasil.

No primeiro jogo do ano, o Leão acabou derrotado para o Brusque, por 2 a 0, pela Recopa Catarinense, e frustrou os torcedores que esperavam levantar a taça. Apesar disso, a diretoria confia que a montagem do elenco dará retorno ao longo da temporada.

Time-base: Lucas Frigeri, Arnaldo, Betão, Rafael Pereira e Capa; Bruno Silva, Wesley e Valdívia; Rildo, Lourenço e Jonathan.

 

Brusque

 

 
Brusque campeão da Recopa Catarinense — Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Brusque campeão da Recopa Catarinense — Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Campeão da Série D do Brasileiro e da Copa Santa Catarina em 2019 , o Brusque inicia o ano com a missão de repetir a boa temporada, considerada a melhor da história do clube. Para melhorar, o time do Vale do Itajaí iniciou 2020 com o título da Recopa Catarinense, conquistada com a vitória sobre o Avaí, na Ressacada, no último sábado.

O treinador Jersinho vai para a segunda temporada pelo clube e confia na base mantida do ano passado para tentar a taça que não vem desde 1992. Em campo, jogadores conhecidos do torcedor como o zagueiro Ianson, o meia Thiago Alagoano e o atacante Edu.

Time-base: Zé Carlos, João Carlos, Ianson, Alemão e Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Thiago Alagoano e Edílson; Marco Antônio e Edu.

 

Chapecoense

 

 
Hemerson Maria vai estrear na Chape — Foto: Marcio Cunha/Chapecoense

Hemerson Maria vai estrear na Chape — Foto: Marcio Cunha/Chapecoense

 

Com orçamento menor em relação ao ano passado, a Chapecoense promete pés no chão para a disputa do Catarinense. Sob o comando de Hemerson Maria, campeão do estadual pelo Avaí, em 2012, o Verdão do Oeste reformulou o elenco, com a saída de jogadores com alto salário.

Tendência entre os clubes neste Catarinense, a Chape também deve aproveitar os jogadores da base no elenco principal. Nomes como Tharlis e Ronei estão sendo testados entre os titulares da equipe. A Chapecoense ainda contratou o zagueiro Derlan, os atacantes Anselmo Ramon e Ari Moura, o lateral Matheus Ribeiro e está perto de assinar com o zagueiro Kadu. O clube ainda negocia com os volantes Alan Santos, Lucas Cândido e Anderson Leite.

Time-base: João Ricardo; Matheus Ribeiro, Tharlis, Derlan e Alan Ruschel; Ronei, Roberto e Yann Rolim; Aylon, Ari Moura e Anselmo Ramon.

 

Concórdia

 

 
Celso Rodrigues segue no Galo do Oeste — Foto: Ricardo Artifon/Concórdia

Celso Rodrigues segue no Galo do Oeste — Foto: Ricardo Artifon/Concórdia

Outro time que fez melhorias no gramado para o Campeonato Catarinense é o Concórdia. O Galo do Oeste vai para a sua terceira participação no estadual, e espera um resultado diferente das outras vezes que disputou, em 2011 e 2018, quando foi rebaixado. O técnico é o mesmo do vice-campeonato da Série B do ano passado, Celso Rodrigues.

O goleiro Éder, o zagueiro Gabriel Peres e o volante Tetê também renovaram. O volante Diego Felipe, o zagueiro Ferron - ex-Figueirense e Criciúma - e os goleiros Igor Campos e Sílvio são alguns dos reforços. O atacante Moisés, que foi artilheiro da Copa SC pelo Brusque no ano passado, voltou para alegria da torcida.

Time-base: Éder, Alisson, Bruno Brum, Gabriel Peres e Diogo; Tetê, Diego Felipe, Nenén e Jean Lucas; Moisés e Léo Itaperuna.

 

Criciúma

 

 
Roberto Cavalo segue no Tigre — Foto: WILSON CASTRO/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Roberto Cavalo segue no Tigre — Foto: WILSON CASTRO/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tigre inicia o ano com uma equipe bem diferente daquela que acabou 2019. Rebaixado para a Série C do Brasileiro, a equipe carvoeira viu o orçamento diminuir consideravelmente e tem apostado em velhos conhecidos na comissão técnica para se recuperar. O treinador é Roberto Cavalo, mantido mesmo com a queda. O diretor de futebol é Evandro Guimarães. O observador técnico é Vilmar Rodrigues. Em comum: o trio fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil 1991.

Em campo, o clube contratou jogadores como Carlos César, que volta após 14 anos longe, Victor Guilherme, ex-Figueirense, e Taylon, artilheiro em Malta.

Time-base: Paulo Gianezini; Victor Guilherme, Rodrigo Milanez, Fábio (Murilo Gomes) e Bruno; Adenilson, Foguinho e Alisson Taddei; Andrew, Jajá e Carlinhos.

 

 

Figueirense

 

 
Sidão é o atleta mais experiente do grupo — Foto: Patrick Floriani / Figueirense FC

Sidão é o atleta mais experiente do grupo — Foto: Patrick Floriani / Figueirense FC

Depois de um 2019 turbulento, o Furacão traça um planejamento diferente em 2020. Após rescindir unilateralmente com a empresa Elephant, que comandava o futebol, o Furacão segue com o mantra da reconstrução dentro e fora de campo. O treinador Márcio Coelho conhece como ninguém os bastidores do clube e, principalmente, o elenco que foi montado. Efetivado no fim do ano passado, Coelho tem a primeira chance da carreira como treinador principal, sem ser o interino.

Em campo, terá muitas novidades com as chegadas dos experientes Sidão, Lucas e Arouca, que prometem ser a sustentação do jovem time do Furacão. Sem dinheiro, o clube apostou em jogadores que ainda buscam um lugar no cenário nacional.

Time-base: Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Sanchez Costa; Paulo Ricardo e Patrick; Diego Gonçalves, Everton Santos e Vitor Feijão; Pedro Lucas.

 

Joinville

 

 
Lima é o maior artilheiro do Tricolor — Foto: Yan Pedro/JEC

Lima é o maior artilheiro do Tricolor — Foto: Yan Pedro/JEC

 

O JEC apostou no retorno de velhos conhecidos da torcida para a disputa do estadual deste ano. O técnico Fabinho Santos, que passou pela base do clube e comandou o clube em 2017 é um deles. Também voltaram a vestir a camisa do Coelho o lateral Wellington Saci, o goleiro Ivan e o atacante Lima. Romarinho, filho do ex-jogador e atual Senador Romário, é outra novidade. O clube ainda promoveu seis atletas da base que jogaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior ao elenco profissional.

Time-base: Ivan; Renan Guedes, André Baumer, Charles e Gustavo; Braga, Trindade, Lucas de Sá e Wellington Saci; Fernandinho e Lima.

 

Juventus de Jaraguá

 

 
Jorginho é o comandante do Moleque Travesso — Foto: Divulgação / Juventus-SC

Jorginho é o comandante do Moleque Travesso — Foto: Divulgação / Juventus-SC

Terceiro colocado da Série B do Catarinense no ano passado, o Moleque Travesso assumiu a vaga na elite de Santa Catarina após a desistência do Almirante Barroso. Com gramado novo no estádio João Marcatto, o time de Jaraguá do Sul trouxe nomes conhecidos para a disputa do Catarinense. Um deles é o do treinador Jorginho, campeão da Série B em 2011 com a Portuguesa e com passagens por Atlético Goianiense, Chapecoense e Bahia.

O Juventus ainda contratou o lateral/meia Régis, que atuou no Campeonato Paulista do ano passado pelo São Paulo e o também lateral Anderson Pico, de 31 anos, ex-Flamengo, Chapecoense e Grêmio.

 

Time-base: Hudson, Maninho, Rogélio, Doni e Luiz Henrique; Hildo, Ronald, Marllon e Régis; Fabinho e Denner.

 

Marcílio Dias

 

 
Moisés Egert comanda o Marinheiro — Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias

Moisés Egert comanda o Marinheiro — Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias

Com novo treinador, o Marinheiro espera repetir a boa campanha do Catarinense do ano passado, quando ficou em 5º lugar. Moisés Egert, que já treinou Novorizontino e Mirassol, é o responsável por comandar o Marcílio no campeonato.

O time de Itajaí conta com o retorno de Paulinho, lateral esquerdo que estava no Avaí e que foi eleito o melhor da posição no estadual do ano passado. O Marinheiro ainda contratou novidades para o elenco, como o goleiro Júnior Belliato, ex-Tubarão e Criciúma, o lateral Jefferson Recife, o zagueiro Rodrigo Sam, o volante Diego Silva e os atacantes Carlinhos - ex-Corinthians e Vila Nova - e Ruan Palacios.

Time-base: Belliato, Rodrigo, Magrão, Wallace, Paulinho, Jonathas, Fumaça, Jeferson Recife, Anderson Ligeiro, Luis Renan e Felype Hebert.

 

Tubarão

 

 
Pingo comanda o Tubarão — Foto: Willian Lampert/Tubarão

Pingo comanda o Tubarão — Foto: Willian Lampert/Tubarão

 

O Peixe acredita na experiência do técnico Pingo no estadual para ter um desempenho melhor nessa temporada. O treinador, que vai para a sua sexta participação no Campeonato Catarinense, comandou a equipe do Sul do Estado em cinco jogos-treino neste início de ano, vencendo uma, perdendo duas e empatando outras duas.

O Peixe iniciou os treinamentos ainda em dezembro do ano passado e promoveu seis atletas das categorias de base, contratou o atacante Gileard e teve o retorno de Robertinho, que estava no Figueirense.

Time-base: Lee; Parrudo, Carlos Alexandre, Vinícius Kuerten e Nikolas Farias; Eduardo Meurer, Davi Lopes, Edinho e Eliomar; Robertinho e Zé Vitor.

Fonte(s): globoesporte.com
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.