Grêmio comemora 30 anos do título da Supercopa do Brasil ainda em busca da taça.

Tricolor venceu Vasco em 1990, mas nunca recebeu o troféu da competição; direção fez o pedido à CBF e não recebeu resposta.

Grêmio comemora 30 anos do título da Supercopa do Brasil ainda em busca da taça.
Taça da Supercopa do Brasil de 1990 nunca foi entregue ao Grêmio — Foto: Reprodução/RBS TV.

O Flamengo venceu o Athletico em Brasília, em fevereiro, e ergueu a Supercopa do Brasil deste ano. Mas o primeiro detentor do título da competição, relançada pela CBF, foi o Grêmio, em 1990. Neste sábado, a conquista completa 30 anos, e o Tricolor ainda busca receber o troféu que nunca viu — apesar de enviar um requerimento para a entidade, ainda não obteve resposta.

A Supercopa foi criada para seguir os moldes dos principais campeonatos europeus, que têm por tradição confrontar no início da temporada o campeão da primeira divisão e o campeão da copa nacional.

 

Como o Grêmio venceu a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, teria de enfrentar o Vasco, que ganhou o Brasileirão do mesmo ano. Mas a confusão já começou para escolher as datas dos dois jogos. Por conta de um desencaixe de calendário, a saída foi usar os confrontos entre as equipes pela Libertadores para definir o campeão.

No dia 14 de março, o Cruz-Maltino foi ao Olímpico e saiu derrotado. Mas o torcedor tricolor sofreu. O placar só foi inaugurado aos 22 minutos do segundo tempo, após Adílson Heleno cobrar escanteio na cabeça do centroavante Nilson.

Aos 31, Darci fechou o 2 a 0 ao receber passe milimétrico e finalizar na saída do goleiro. Comentarista da Rádio Gaúcha à época, o jornalista Lauro Quadros descreveu o meio-campo gremista de uma forma que se encaixaria no futebol atual.

— Ele (Darci) é jogador do futebol moderno. Ele joga por toda parte. Ele defende, ele arma, ele compõe. Ele é meia, ele é ponta, ele é centroavante — exultou Lauro.

O segundo jogo ocorreu no dia 18 de abril, em São Januário. Com muita chuva e gramado encharcado, Vasco e Grêmio não saíram do 0 a 0. No somatório dos resultados, o título da Supercopa do Brasil ficou com os gaúchos, que não puderam dar a volta olímpica. Não havia taça.

No início de 2020, com a recriação da competição, o presidente Romildo Bolzan Júnior reivindicou novamente o troféu à CBF de maneira oficial. Até o momento, o Grêmio não recebeu retorno da entidade.

 

 

Fonte(s): globoesporte.com
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.