Governo já registra 525 casos de sementes misteriosas em todo o país

No início do mês, o número de notificações era de 258

Governo já registra 525 casos de sementes misteriosas em todo o país

O governo já registrou 525 casos de pacotes de sementes não solicitadas em todo o país, informou o Ministério da Agricultura na terça-feira (20).

No início do mês, o número de notificações era de 258.

No começo de outubro, o Ministério da Agricultura havia informado que foram encontrados fungos, ácaros, bactérias e até possíveis plantas daninhas nas sementes enviadas ao país.

Porém, até o momento, não há mais detalhes de quais são esses fungos e bactérias.

Os materiais continuam em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, que é referência no assunto, e a expectativa do ministério é terminar a avaliação no início do próximo mês.

No Brasil, os relatos de recebimento de sementes não solicitadas vêm sendo registrados desde agosto. Esses produtos chegam, normalmente, junto com compras feitas pela internet.

O governo afirma que os pacotes teriam sido enviados por países da Ásia, como China e Malásia, e pela região administrativa chinesa Hong Kong. Porém, a China, por exemplo, nega que tenha feito envios ao país.

Suspeita de fraude

Nos Estados Unidos, onde os pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como "brushing".

O governo brasileiro diz que também considera essa possibilidade e que está em colaboração com outros países para investigar a situação.

Cuidados

O Ministério da Agricultura reforça para que a população tenha cuidado e não abra encomendas recebidas pelo correio de pacotes de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Quem receber em casa sementes provenientes do exterior, deve entregar o material para uma das unidades do ministério em seu estado ou no órgão estadual de defesa agropecuária.

 

 

Fonte: G1

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.