Governador anuncia ajuda emergencial a Descanso e Belmonte e garante liberação de recursos.

Governador anuncia ajuda emergencial a Descanso e Belmonte e garante liberação de recursos.

Durante a manhã de sexta-feira, o Chefe da Defesa Civil do Estado, coronel João Batista, esteve em Iporã do Oeste, onde visitou pontos danificados pelo temporal e anunciou kits para instalação de novas pontes.

À tarde, acompanhado da comitiva do governador Carlos Moisés, o coronel esteve também em Descanso e Belmonte.

Coronel João Batista comenta que recebeu dos municípios o levantamento detalhado dos prejuízos, para a partir disso, tratar da liberação de auxílios.

O chefe da Defesa Civil afirma que pelo fato do governador ser egresso dos bombeiros, e já ter atuado na coordenação da Defesa Civil, se sensibiliza e se compromete com a causa.

O coronel chamou atenção para os vários gestos de solidariedade de toda região, em auxílio aos municípios de Descanso e Belmonte, para reconstrução das residências e estabelecimentos danificados, a arrecadação e entrega de donativos as famílias atingidas.

Na coletiva de imprensa realizada durante a tarde desta sexta-feira em Belmonte, o governador Carlos Moisés disse que a vinda da comitiva a região objetiva inicialmente trazer solidariedade as famílias atingidas.

A comitiva sobrevoou a região afetada, o que segundo o governador, junto com as imagens de satélite, vai possibilitar uma análise mais detalhada dos estragos e do fenômeno que os causou.

Em Belmonte foram mais de 200 casas e em Descanso mais de 300 residências danificadas.

Moisés enfatizou o trabalho realizado pelas equipes municipais da Defesa Civil, que já encaminharam os pedidos de decreto de situação de emergência de Descanso e Belmonte.

Ele anunciou que um plano está sendo elaborado para viabilizar a recuperação dos municípios atingidos, mas não repassou mais detalhes.

Ainda durante a coletiva, o governador se mostrou confiante quanto ao enfrentamento da pandemia, com ações no momento, voltadas a realidade de cada região.

Para o prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani, diante de toda dificuldade que o município vem passando, é preciso valorizar os gestos de solidariedade que os belmontenses têm recebido, tanto em doações como em prestação de serviço para reconstrução dos danos.

O prefeito afirma que a vinda da comitiva do governador traz uma confiança maior de que o estado está atento ao que acontece também nos municípios pequenos, e disposto a auxiliar.

Bressiani comenta que no final de semana deverá chegar ao município o material destinado pela Defesa Civil, como telhas e cestas básicas.

O prefeito lembra que o auxílio não será com recursos, mas sim, ajuda humanitária. Ele comenta que o auxílio financeiro será tratado com o governo do estado a partir de segunda-feira, e as expectativas quanto a isso são positivas, levando em conta a conversa realizada com a comitiva nesta sexta-feira.

Conforme o secretário de Administração, Paulo Lauxen, as telhas anunciadas pela Defesa Civil são destinadas para as residências danificadas. Para os espaços públicos, o secretário destaca que o governador se comprometeu em também auxiliar financeiramente.

Além de casas e empresas, o temporal causou estragos nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, prefeitura, garagem, academia da saúde na praça e estádio municipal. Lauxen cita que o prejuízo estimado é de R$ 2,5 milhões de reais.

O secretário afirma que a prioridade é a reconstrução das casas, o restabelecimento da água e luz as famílias, e depois o município irá tratar da reconstrução dos espaços públicos, para os quais, ele diz que a expectativa era de anúncio imediato de auxílio pelo estado.

Das mais de 300 casas atingidas, Lauxen cita ainda que cerca de 46% possuem seguro.

 

 

Fonte(s): Portal Peperi.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.