Forte calor traz prejuízos para produtores rurais no Oeste de SC.

Calor também traz prejuízos à produção leiteira.

Forte calor traz prejuízos para produtores rurais no Oeste de SC.

Produtores devem redobrar os cuidados no verão. De acordo com o médico veterinário da prefeitura de Itapiranga, Domicílio Stefanello, nesta época do ano, o conforto térmico varia muito. Chama a atenção da importância de manter os animais em locais de sombra, pois nesta estação a imunidade das vacas diminui, e adoecem com maior facilidade. Conforme Stefanello, o calor diminui o fluxo sanguíneo dos órgãos, aumenta a respiração, reduz a ingestão de água e alimento e, consequentemente compromete a produção. Ele enfatiza que o produtor deve reforçar o cuidado tanto em vacas que estão produzindo, como para as que estão secas. O médico veterinário faz o alerta para a alta radiação solar direta, pois pode implicar no chamado “estresse calórico”, que somadas à altas temperaturas, impacta na performance das vacas, causando perdas expressivas ao setor.

Domicílio Stefanello cita que uma pesquisa revela que até 2050, a produção de leite deve dobrar no mundo, utilizando apenas 50% dos recursos disponíveis. Para ele, os produtores terão grandes desafios quanto à disponibilidade de água, alimentos e energia. Destaca que será preciso produzir o dobro com a metade dos recursos disponíveis. Cita que a previsão de futuro serão vacas com facilidade no manejo, maior conversão alimentar e mais férteis, para uma boa valorização de mercado e qualidade do leite. Para ele, o produtor precisa cada vez mais buscar se adequar às produções sustentáveis, pois as informações climáticas revelam oscilações em longos períodos de intenso calor e outros de bastante frio.

O médico veterinário salienta que a prefeitura de Itapiranga está à disposição para auxiliar o produtor, repassando informações importantes e atendendo as demandas existentes. Domicílio Stefanello enaltece que os maiores casos atendidos ainda são doenças parasitárias, ingestão excessiva de alimentos, acidentes e intoxicações.

 

 

 

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.