Estado bloqueia emissão de notas fiscais para 21 mil empresas nesta terça.

Falta de contador é a principal irregularidade identificada pela Fazenda.

Estado bloqueia emissão de notas fiscais para 21 mil empresas nesta terça.
A Secretaria de Estado da Fazenda prepara para cancelar nesta terça-feira (20) a emissão de notas fiscais para 21 mil empresas em Santa Catarina, por irregularidades na documentação. A maioria não tem contabilista credenciado como responsável técnico, que é uma exigência das regras de tributação.

Sem nota fiscal, as empresas são impedidas de trabalhar regularmente e podem ser multadas. O secretário Rogério Macanhão diz que há empresas de todo o Estado na lista do bloqueio, e de todos os setores – especialmente do comércio.

A decisão da Fazenda de fazer uma ‘peneira’ na regularidade de atuação das empresas ocorre em um momento delicado, em que muitos setores foram afetados pela crise que veio a reboque com a pandemia. Apesar disso, Macanhão não considera a medida inapropriada para o período. Ele avalia que a irregularidade traz condições desiguais de concorrência entre as empresas.

- A desigualdade prejudica a economia. É uma questão de justiça para o meio empresarial.

Para consultar a regularidade da empresa, é necessário consultar o Sistema de Administração Tributária da Fazenda (SAT). Quem tiver a emissão de notas bloqueada pode resolver o problema ali mesmo, atualizando a documentação. A liberação da empresa ocorre em cerca de 20 minutos.
 
 
 
Fonte: Dagmara Spautz/ DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.