Eclipse lunar mais longo em 580 anos poderá ser visto do Brasil.

Fenômeno começará por volta das 4 horas desta sexta-feira.

Eclipse lunar mais longo em 580 anos poderá ser visto do Brasil.

O eclipse lunar mais longo em 580 anos ocorrerá na madrugada desta sexta-feira (19) e poderá ser visto do Brasil. No auge do fenômeno, a lua ficará 97% coberta pela sombra da Terra e ganhará aparência avermelhada.

O eclipse parcial começa por volta das 4 horas do horário de Brasília, e deve durar pouco mais de 3h.

Porém, ele pode ser observado uma hora antes, quando a Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra). Nesse momento, o satélite escurece. O pico deve acontecer às 6h, mas, como a Lua já estará abaixo do horizonte no Brasil, não será possível mais vê-la.

Para os brasileiros, o melhor momento para observar o fenômeno será logo no início, por volta das 4h, quando o eclipse parcial de fato começa. A visibilidade dependerá de condições meteorológicas. O eclipse será mais visível na região Norte do que no Sul do país.

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a Lua passa pela sombra da Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira fica coberta pela sombra da Terra, chamada de umbra. Durante o fenômeno, a Lua adquire uma coloração avermelhada.

 

 

 

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.