Doações de sangue no Hemosc de Chapecó apresentam oscilação e inconstância em dezembro.

Coordenadora de captação de doadores do Hemosc destaca que há necessidade de doações.

Doações de sangue no Hemosc de Chapecó apresentam oscilação e inconstância em dezembro.

O Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, em Chapecó está enfrentando oscilações e inconstância no volume de doações de sangue durante o mês de dezembro. Em entrevista ao jornalismo do Grupo Condá de Comunicação, a coordenadora de captação de doadores, Eliana Ribicki destacou que a pandemia da Covid-19 pode ser apontada como um dos fatores responsáveis pela baixa no número de doações de sangue. “É natural que muitas pessoas tenham medo de sair para doar sangue, com receio da contaminação. Mas aqui no Hemosc nós estamos tomando todos os cuidados e obedecendo as diretrizes, para prevenir e dar segurança aos doadores de sangue”, afirmou.

Eliana informa que é indispensável o agendamento para realizar a doação, e mesmo com a pandemia, a necessidade de doações não diminuiu. O agendamento pode ser feito pelo número: 3700 6410, e também pelo site www.hemosc.org.br. O Hemosc lançou em dezembro a campanha com o slogan, “os melhores presentes não vêm em uma caixinha”. Conforme Eliana milhares de pessoas aguardam um presente muito especial, que é uma doação de sangue.

Além da pandemia, Eliana enfatiza que historicamente, nesse período de festas, as doações diminuem, e isso pode afetar os atendimentos e as solicitações de transfusões pelos hospitais e clínicas do estado. “O Hemosc estará atendendo em horário normal nesta última semana do ano, apenas no dia 31 de dezembro que o horário será das 7h às 12h, no dia 1º não haverá atendimento. A doação de sangue é um presente que proporcionará alegria para as famílias de pacientes que aguardam com necessidade”, ressalta Eliana.

Os requisitos para ser um doador são:

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

 

 
 
 
 
Fonte: CLICRDC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.