DIABETES: Novo medicamento pode evitar cegueira.

O Sistema Único de Saúde vai oferecer o Aflibercepte, medicamento que pode evitar a cegueira em diabéticos.

DIABETES: Novo medicamento pode evitar cegueira.
Foto: Reprodução

O Sistema Único de Saúde vai oferecer o Aflibercepte, medicamento que pode evitar a cegueira em diabéticos. Isso porque, algumas pessoas que têm diabetes tipo 1 e 2 também sofrem com uma doença chamada Edema Macular Diabético. Essa doença pode cegar o paciente. Este medicamento é uma injeção que precisa ser aplicada no olho. A endocrinologista Alana Abrantes explica a importância deste medicamento para essas pessoas.

“Ele melhora a vascularização da parte da retina, principalmente na questão da máquina, e vai melhorar esse edema, melhorando a visão do paciente.”

Os olhos são uma das partes que mais sofrem as consequências quando não há o devido controle da doença. A médica Alana Abrantes alerta que o cuidado deve ser rigoroso.

“Se você consegue controlar a glicose no sangue, que é a glicemia, você vai evitar que essa complicação sem instale e óbvio que ela não se instalando, você não vai precisar do uso do medicamento. É preciso que a gente faça uma educação com os nossos pacientes diabéticos, para que a gente previna essas complicações e, obviamente, não precise usar as medicações”.

O medicamento Aflibercepte vai estar disponível no SUS depois de 180 dias da portaria do Ministério da Saúde, que foi publicada no dia 5 de novembro. Além dele, o SUS já oferece antiflamatórios, corticoides e diuréticos para tratar o Edema Macular Diabético. 

 

 

Fonte(s): RD Foco.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.