Defesa Civil divulga lista dos municípios atingidos pela estiagem.

Desde o início da 'Operação Estiagem', o órgão já investiu R$ 2,8 milhões para amenizar o problema da falta de chuva nos municípios.

Defesa Civil divulga lista dos municípios atingidos pela estiagem.
As cidades do Oeste catarinense ainda sofrem com a seca. Até o momento, 66 municípios decretaram situação de emergência em função da estiagem. A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina na última sexta-feira (21).
O órgão está agilizando a análise dos processos para acelerar o suporte aos municípios atingidos. Desde o início da ‘Operação Estiagem’, a Defesa Civil já repassou para os municípios afetados 829 reservatórios para a ampliação da capacidade hídrica nas comunidades e 82 kits de água limpa, composto por fitas de amarração, reservatórios e motobombas. Esta ação representa um investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.
 
Boletim hidrometeorológico integrado
A Defesa Civil e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável produziram o Boletim Hidrometeorológico Integrado. No último documento divulgado aponta que no mês de maio a chuva foi escassa na maior parte do Estado. As regiões mais impactadas, com menos de 50 milímetros, foram a do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, além do Alto e Médio Vale do Itajaí.
 
Foto: Defesa Civil/Divulgação
 
O que chama a atenção é o número significativo de dias sem registro de chuva no mês de maio que já chega a 15 em áreas do Extremo-Oeste e da divisa com o Paraná. Na maior parte do Estado não ocorreram registros pluviométricos em 12 dos 18 primeiros dias de maio. No Litoral, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a circulação marítima favoreceu a ocorrência de chuva em, pelo menos, nove dias no mesmo período.
O déficit de precipitação aumentou de março para abril e permanece bastante significativo até o momento. No Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste, este índice varia entre 60% a 100%. Já nos Planaltos os volumes acumulados são apenas de 20% a 60% do esperado. Assim permanece o quadro de estiagem meteorológica nestas regiões.
Atualmente, 35% dos municípios catarinenses estão em estado de atenção em função da estiagem, 1% em alerta e 6% em estado crítico.
“O abastecimento urbano foi impactado em diversos municípios com a intensificação da estiagem”, destacou o chefe da Defesa Civil, David Busarello.
Ele reforça a importância do uso consciente dos recursos hídricos e do planejamento estratégico, por parte das prefeituras, para o desenvolvimento de medidas de mitigação para reduzir os impactos da estiagem.
 
Municípios com Decreto de Situação de Emergência
Agrolândia; Águas de Chapecó; Águas Frias; Alto Bela Vista; Anchieta; Arvoredo; Barra Bonita; Bom Jesus do Oeste; Caibi; Campo Erê; Caxambú do Sul; Celso Ramos; Chapecó; Concórdia; Cordilheira Alta; Coronel Freitas; Cunhataí; Entre Rios; Guaraciaba; Ipira; Iporã do Oeste; Ipumirim; Iraceminha; Irani; Irati; Jaborá; Jupiá; Lajeado Grande; Lindóia do Sul; Maravilha; Marema; Modelo; Mondaí; Nova Itaberaba; Paial; Palmitos; Paraíso; Passos Maia; Peritiba; Piratuba; Planalto Alegre; Presidente Castello Branco; Riqueza; Romelândia; Saltinho; Santa Terezinha do Progresso; Santiago do Sul; São Bernardino; São Carlos; São Domingos; São João do Oeste; São José do Cedro; São Lourenço do Oeste; São Miguel da Boa Vista; Saudades; Seara; Serra Alta; Sul Brasil; Tigrinhos; Timbó Grande; União do Oeste; Vargeão; Vargem; Xanxerê; Xavantina e Xaxim.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.