Defesa Civil confirma que dois tornados atingiram SC

Fenômenos ocorreram nas cidades de Água Doce e Irineópolis

Defesa Civil confirma que dois tornados atingiram SC
 
 
Tornados atingiram o Meio-Oeste de SC e o Planalto Norte.(Foto: Divulgação)

Dois tornados ocorreram em Santa Catarina nesta sexta-feira (14). A confirmação foi feita pela equipe do monitoramento meteorológico da Defesa Civil do Estado na madrugada deste sábado (15), e publicada no site oficial do órgão. Os tornados ocorreram nas cidades de Água Doce, no Meio-Oeste, e Irineópolis, no Planalto Norte. Em municípios como Tangará, Ibicaré, Vargem Bonita e Catanduvas, os ventos fortes também causaram destelhamentos e destruições.

Em Água Doce, um vídeo feito durante a tarde mostra que o dia virou noite (confira abaixo). Ao menos 700 casas ficaram destelhadas e outras 25 foram totalmente destruídas. Mais de 700 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e 11 tiveram ferimentos, sendo duas de forma mais grave. Não há informação sobre o estado de saúde delas.

Em Catanduvas, o fenômeno atingiu 235 imóveis, enquanto em Ibicaré duas igrejas e dois pavilhões públicos registraram danos.

Outra situação grave ocorreu em Tangará, onde a Defesa Civil estima que 90% dos imóveis da cidade tenham sido afetados. Um vídeo feito na cidade minutos após a tempestade mostra que a força do vento não apenas destruiu imóveis, como fez com que caminhões tombassem às margens da rodovia. As imagens impressionam 

No total, conforme a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas. Não há registro de mortes causadas pelos tornados. Outras 945 estão desalojadas ou desabrigadas, e cerca de 4,2 mil foram diretamente afetados pelo fenômeno. Ao menos 40 imóveis públicos também sofreram danos.

O que disse o governo do Estado sobre o fenômeno desta sexta-feira (14):
 
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, vale destacar que a distância entre as cidades é de 100 km. O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30min e 15h35min sobre o município de Água Doce.
 
 
 
Fonte: NSC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.