Defesa Civil alerta para chegada de mais chuvas e temporais em SC.

Regiões devem se preparar para altos volumes de chuva. Notificação vale a partir das 18h desta quinta-feira e fica valendo até a madrugada de sábado (16).

Defesa Civil alerta para chegada de mais chuvas e temporais em SC.
Mapa apresenta intensidades das chuvas no Estado, por região – Foto: DCSC/Divulgação
 

Depois de registrar fortes ocorrências de chuva, deixando cidades como Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz em estado de emergência por conta dos alagamentos e deslizamentos na região, Santa Catarina volta a entrar em alerta para a chegada de novos temporais.

O alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina apresenta um mapa, agora com novas regiões sob influência das chuvas, que devem se preparar para altos volumes de água a partir de quinta-feira (15).

Os números podem chegar, na região Oeste, aos 100 mm de água, com média variando entre 50 e 80 mm. A notificação, que começa por volta das 18h de quinta, fica valendo até a madrugada de sábado (16), com horário estimado até às 6h.

Formação das fortes chuvas

Há basicamente quatro elementos que compõem a formação de novas ocorrências de chuva neste período. Essa combinação reúne diferentes sistemas vindos de praticamente todas as direções.

No geral, uma baixa pressão que está sobre o Paraguai, somada ao fluxo intenso de ar quente que vem da região Norte do Brasil, combinado com uma área de baixa pressão próximo ao Litoral catarinense e o deslocamento de uma frente fria pelo Litoral gaúcho, provocam a situação.

Segundo o órgão de monitoramento, as pancadas de chuvas podem vir em forma de temporal, variando a intensidade das chuvas entre moderada a forte, além de raios, queda de granizo e rajadas de ventos que chegam aos 70 km/h. As chuvas começam na porção Oeste do Estado e se deslocam para o Leste, durante a sexta.

Alerta e cuidados

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu orientações à população para que sejam evitados acidentes e tragédias relacionados ao período de chuvas previsto na região.

Confira quais são as principais orientações da Defesa Civil:

- Busque um local abrigados, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados;
- Fique longe das janelas de casa ou trabalho, retire os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Se estiver em região praiana, não fique na água;
- Evite transitar, a pé ou dentro de veículos, sob locais alagados, além de pontes submersas e pontilhões;
- Fique atento às crianças que estão pertos de rios ou ribeirões, além de observar árvores que estejam inclinadas, movimentos de terras ou rochas próximo às casas e aparecimento de rachaduras em muros ou paredes;

Próximos dias

A Epagri/Ciram também alerta para chuva intensa e temporais localizados na sexta-feira, podendo atingir do Oeste ao Planalto, com chances de serem mais intensos no Oeste.

A condição atinge o Litoral entre a tarde e noite. A temperatura se mantém amena devido à presença de nuvens.

No sábado (16), o tempo será com mais nuvens e chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol em boa parte do Estado, por conta do avanço de uma massa de ar mais seco e frio.

Confira as temperaturas para sexta-feira (15):
Litoral Norte:  20°C / 24°C;
Planalto Norte:  14°C / 21°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 19°C / 22°C;
Grande Florianópolis Serrana: 15°C / 21°C;
Vale do Itajaí: 15°C / 22°C;
Litoral Sul: 17°C / 25°C;
Planalto Sul: 12°C / 18°C;
Meio-Oeste: 14°C / 19°C;
Oeste: 14°C / 21°C;
Extremo-Oeste: 16°C / 23°C.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.