Cidasc vai intensificar a erradicação de zoonoses.

Cidasc vai intensificar a erradicação de zoonoses.

Conforme o gerente regional da Cidasc, Odi Gonçalves, os trabalhos no combate a brucelose e tuberculose continuam, mas lembra que essas doenças representam menos de um por cento de casos no estado. Ele cita que Santa Catarina é o estado brasileiro com a menor incidência de brucelose e tuberculose bovina. O estado conta hoje com mais de 750 propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, e todos os anos são realizados em média 300 mil exames para detectar a presença das zoonoses. Ressalta que existe um programa do Ministério da Agricultura que busca a erradicação principalmente da tuberculose, que é disseminada pelo ar com chances de infecção maiores em rebanhos confinados, um alerta para os produtores de leite. Com essa erradicação, ODI acredita que isso traria maiores benefícios para os produtores da região, como maiores valores comerciais.

Conforme o gerente regional da Cidasc, Odi Gonçalves, houve um grande incremento no quadro funcional da entidade. Na comparação com o cenário anterior, o órgão contava com um total de quatro veterinários nas cidades de Dionísio Cerqueira, com um profissional; SMOeste com dois e um em Itapiranga. Ele cita que hoje a Cidasc possui onze veterinários, sendo que em SMOeste e Itapiranga com dois profissionais cada; em SJCedro, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira e Palma Sola cada município conta com um profissional; Descanso, Mondaí e Iporã do Oeste também possuem um veterinário cada. Cita que com essa ação, os trabalhos devem ser mais intensificados, trazendo eficiência na busca específica de doenças em cada propriedade.

 
Fonte(s): Cidasc
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.