Cidasc e Icasa trabalham para manter a qualidade dos produtos agropecuários de Santa Catarina.

Instituto e Companhia voltaram a atender presencialmente, mediante agendamento prévio.

Cidasc e Icasa trabalham para manter a qualidade dos produtos agropecuários de Santa Catarina.

Santa Catarina é reconhecida internacionalmente como um grande produtor de alimentos. Este reconhecimento se estende à qualidade destes alimentos e, principalmente, à segurança aplicada a todos os processos de produção.

Para garantir que os impactos do novo coronavírus não comprometam o agronegócio - atividade que responde por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado -, o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) fizeram algumas adaptações nas suas atividades, garantindo a sua manutenção.

Diferentemente do que as restrições impostas contra a Covid-19 impuseram a muitos setores, na Cidasc alguns procedimentos precisaram ser intensificados. A Companhia implantou, por exemplo, ações técnicas e administrativas que fortaleceram o serviço de defesa agropecuária, tudo isso para combater a clandestinidade e fraudes de produtos de origem animal, além de fiscalizar sementes e agrotóxicos em estabelecimentos neste período de restrições.

De acordo com a presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, toda esta situação também serviu de aprendizado para Companhia. Diante do cenário atual, a Cidasc se mobilizou e se reinventou para tornar o trabalho remoto e os atendimentos presenciais, contando com a colaboração de todo o quadro funcional, uma realidadecomo medida protetiva contra a transmissão do Covid-19. Vale lembrar que, durante esse momento de isolamento, o produtor rural não ficou sem atendimento, agendamos os horários para melhor atendê-lo, sem aglomeração, tomando os devidos cuidados com a saúde dos empregados e do produtor, ampliando os cuidados na sanitização dos espaços.

Ainda de acordo com a presidente, foram disponibilizados cursos online de inspeção de produtos de origem animal para médicos veterinários e o  pré-serviço online dos novos médicos veterinários. Graças a essa tecnologia, hoje já estão todos inseridos nas atividades técnicas da Companhia. Após adaptação ao sistema novo de reuniões via internet e pequenas adequações na rotina da comissão, a Câmara de Reconsideração Técnica (CRT), da Defesa Sanitária Vegetal, zerou a fila de processos administrativos. Assim, hoje não existe nenhum processo aguardando início da tramitação.

Lucciane considera que o engajamento e a dedicação de toda a equipe foi essencial para o sucesso da continuação das nossas atividades, tanto de campo, como as administrativas.  "Esse foi o pilar que sustentou nossa eficiência neste momento de crise", finalizou.
 
Agendamento para atendimento presencial

Administrativamente, a Cidasc também segue atendendo, mas este serviço exige que a pessoa marque um horário previamente. A recomendação é que a pessoa venha sozinha, para que não haja aglomeração no local de atendimento ou na frente da unidade.

A mesma medida foi adotada pelo ICASA desde o final do mês passado. Inicialmente, para que não houvesse prejuízo aos produtores e ao setor agropecuário, o Instituto passou a atender a distância, em cumprimento ao Decreto nº 515 do Governo do Estado de Santa Catarina. Agora o atendimento presencial foi retomado, lembrando, mediante agendamento prévio.   

Criado em 2006, o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária apoia a defesa sanitária agropecuária junto a órgãos e entidades públicas e privadas, promovendo a ampliação das atividades de Estado, para valorizar a produção animal, garantir a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Entre as atribuições do Instituto estão processos que exigem o relacionamento com o produtor. Serviços como atualização do cadastro; educação sanitária; inventário de animais; entre outros.

O ICASA ressalta que todos estes procedimentos preventivos são necessários no combate aos impactos do novo Coronavírus e, por isso, pede a compreensão de todos.

 
 
 
Fonte: Por Estúdio NSC
 
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.