Cidasc amplia certificação de propriedades rurais.

Cidasc amplia certificação de propriedades rurais.

A certificação de propriedades rurais livres de Tuberculose e Brucelose é consequência de um trabalho árduo da Cidasc. O estado de Santa Catarina demonstra um interesse muito grande em reduzir os registros destas doenças que são zoonoses, o que significa que são transmissíveis para os humanos.

Conforme o Gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Ody Gonçalves, o estado possui situação sanitária amplamente favorável que abre portas no mercado internacional. Outro benefício é a não obrigatoriedade de vacinação e de manter o rebanho saudável. Gonçalves diz que os programas desenvolvidos pela Cidasc em parceria com as secretarias municipais da agricultura apresentam resultados efetivos para a certificação de propriedades livres de Tuberculose e Brucelose.

Gestor Regional da Cidasc afirma que a certificação de qualquer segmento é o coroamento de um processo. Nas propriedades agrícolas é necessário investimento, persistência e profissionalismo. Ody Gonçalves lembra que não pode mais existir simplesmente aquele que tira leite, e sim, o empresário rural com visão empreendedora. Ele reforça que a certificação comprova melhor qualidade do rebanho e a eficiência na gestão da propriedade.

Santa Catarina possui mil e 200 propriedades certificadas, sendo que 30 por cento está no departamento regional de São Miguel do Oeste, com destaque para Tunápolis e Itapiranga com maior número de propriedades certificadas. Gonçalves afirma que o alto índice está ligado ao subsídio público para incentivar os investimentos na certificação e garantia de benefícios.

Segundo Ody Gonçalves, entre as vantagens de garantir a sanidade animalestá o pagamento de bônus com dois centavos por litro de leite. Cita ainda que a certificação gera mais tranquilidade, pois o produtor conhece o que possui na propriedade e isso inclui a saúde do trabalhador, sabendo que o rebanho está livre de doença que pode ser transmitida para humanos.

A região já possui 362 propriedades certificadas e com destaque para Tunápolis, Itapiranga, Iporã do Oeste, Riqueza e Guaraciaba. Gonçalves afirma que a identificação da doença gera uma situação complicada, e isso pode ser evitado com a realização de exames. Itapiranga possui 200 propriedades em processo de certificação.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.