Cidades do Oeste de SC estão em alerta devido à falta de chuva.

Casan orienta o uso consciente da água e informa que existe possibilidade de intermitência no abastecimento, principalmente nas regiões mais altas dos municípios.

Cidades do Oeste de SC estão em alerta devido à falta de chuva.
Os meses de fevereiro e março não registraram chuvas significativas. Com níveis de mananciais prejudicados em diversos municípios da região Oeste de Santa Catarina, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) emite uma alerta e solicita a economia e o uso consciente da água tratada. As cidades de Águas Frias, Concórdia, Coronel Martins, Formosa do Sul, São Miguel do Oeste, Seara e Xaxim apresentam nível crítico, com rios ou poços abaixo de sua capacidade de vazão, de acordo com a Casan. Já as cidades de Anchieta, Barracão (Paraná), Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Peritiba, Saltinho e Xavantina possuem sistemas de abastecimento avaliados em situação de alerta. O superintendente regional da Casan no Oeste, Daniel Domingues Scharf, observa que são necessárias ações operacionais para minimizar o impacto do déficit de chuvas desses meses.
 
Atenção ao consumo
Diante desse cenário, e da previsão de chuva abaixo da média durante o outono, a Casan orienta aos moradores atenção ao consumo desnecessário, e solicita uso prioritário da água em atividades de higiene e produção de alimentos. A orientação é para que sejam evitadas principalmente atividades como a lavação de carros, ruas, pátios e calçadas. A Companhia informa também que há possibilidade de intermitência no abastecimento, principalmente em regiões altas e nas chamadas pontas de rede destes municípios.
 
Principais orientações:
Não usar mangueira para lavar carros, pátios ou calçadas;
Priorizar banhos breves;
Fechar a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
Não lavar a louça com água corrente. Abrir a torneira apenas para enxaguar;
Somente acionar a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.