Casos ativos de Covid-19 sobem 26% em SC e 18 municípios estão em alerta máximo; veja regiões.

Necat aponta que houve uma "reversão de tendência de queda" de novos casos, que vinha sendo observada nos últimos dois meses.

Casos ativos de Covid-19 sobem 26% em SC e 18 municípios estão em alerta máximo; veja regiões.

Os casos ativos de Covid-19 subiram 26% em Santa Catarina em relação à última semana e há 18 municípios em alerta máximo para a doença, segundo a matriz de alerta epidemiológica do Estado atualizada nesta segunda -feira (2).

Segundo o Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), houve uma “reversão de tendência de queda” de novos casos, que vinha sendo observada nos últimos dois meses.

Nos últimos sete dias foram notificados 5.820 novos casos da doença, o que fez a média subir de 675 para 831 registros diários ao final da semana dos dias 23 a 29 de abril.

Mesmo que esse movimento tenha interrompido o processo de redução, “o indicador ainda se encontra em um patamar baixo, comparativamente ao número de pessoas positivadas registrado ao final de janeiro deste ano”, diz o texto, assinado pelo professor Lauro Mattei.

O número de mortes devido à doença voltou a crescer no Estado, com 36 novos óbitos na semana considerada, patamar que fez a média diária aumentar para cinco mortes por dia.

Ao longo deste ano,  476.614 pessoas já foram contaminadas pelo vírus, o que deixa uma média diária de novos casos de 831 por dia, o que ainda é considerado bastante alto em relação aos últimos dois meses de 2021, quando eram notificados 350 registros diários da doença.

Aumento de casos por região

Conforme o Necat, os maiores crescimento de casos na semana considerada foram na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Por outro lado, as regiões Meio Oeste, Serra e Grande Oeste apresentaram as menores taxas decrescimento.

A Grande Florianópolis registrou o maior aumento de casos ativos na última semana com 48%,  o que representa um aumento de 497 novas pessoas com a Covid-19. Assim, no agregado estadual, a região subiu para 41%, o que a coloca no primeiro posto com registros ativos dos últimos dias.

A região do Vale do Itajaí teve crescimento de 13% na última semana, percentual que representou um aumento de 131 novas pessoas com a doença. Com isso, a participação no agregado estadual aumentou para 10,5%, percentual que a fez subir para o quarto posto com registros ativos na semana considerada (511 pessoas).

A região do Planalto Norte/Nordeste apresentou o segundo maior aumento numérico de casos ativos na semana considerada (192 pessoas) e o segundo maior percentual de aumento dentre todas as regiões (18%). Com isso, passou a deter a segunda posição em termos do número de pessoas positivadas (677), ao mesmo tempo em que responde por 12,5% de todos os casos ativos do Estado.

A região Sul teve um aumento numérico de casos ativos na última semana de 104 pessoas, o quarto maior dentre todas as mesorregiões. Mesmo assim, é o terceiro espaço geográfico com maior número de casos ativos (612), embora sua representação percentual no agregado estadual tenha caído para 12,5%.

Confira os 18 municípios em alerta máximo

A nova matriz de alerta epidemiológico de Covid-19 do Estado classifica os municípios por alerta baixo, médio e alto para a doença. Entre os indicadores analisados estão as taxas de incidência de casos de Covid-19 e de casos hospitalizados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na semana anterior, além das coberturas vacinais.

Garopaba
Palhoça
Treze de Maio
Urussanga
São José do Cerrito
Antônio Carlos
São Pedro de Alcântara
Chapadão do Lageado
Atalanta
São João Batista
Salto Veloso
Apiúna
Planalto Alegre
Ipuaçu
Vidal Ramos
José Boiteux
Rancho Queimado
Planalto Alegre

Além disso, 121 municípios estão classificados em alerta baixo e 156 em alerta médio.

 

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.