Carros elétricos entram em pauta em SC após promessa de redução de gases na COP26.

Grupo de Trabalho com integrantes do governo do Estado e da General Motors vai discutir ações na área da mobilidade com carros elétricos.

Carros elétricos entram em pauta em SC após promessa de redução de gases na COP26.
Santa Catarina avançou rumo às boas práticas ambientais durante a participação na COP26 (Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas). Ações na área de mobilidade com carros elétricos, por exemplo, entraram em pauta no Estado.
Integrantes do governo de Santa Catarina e da General Motors (GM) vão atuar juntos em um Grupo de Trabalho para planejar e fomentar a eletromobilidade no Estado. A proposta é resultado de uma reunião entre o governador Carlos Moisés (sem partido) e dirigentes da companhia, logo após o retorno de Glasgow, na Escócia, onde ocorreu a COP26.
Diante da manifestação da empresa em implementar a política completa de fabricação de carros elétricos, o governador colocou à disposição o ambiente tecnológico catarinense. O intuito é planejar ações envolvendo o processo de transição, com o uso dos novos modelos de veículos que ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes.
Durante a Conferência, o Estado se comprometeu a reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030 e atingir a neutralidade até 2050.
Carlos Moisés afirmou que Santa Catarina tem todo o interesse em incentivar projetos comprometidos com a proteção do meio ambiente e que o Estado já trabalha em várias frentes para a transição energética justa para modelos mais sustentáveis.
No caso dos carros elétricos, por meio da Celesc, o Estado conta com postos de recarga em uma rota que vai do Litoral ao Extremo Oeste e segue trabalhando para estruturar a rede com mais eletropostos pelo estado.
Conforme a vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, o cenário catarinense é atrativo para parcerias que estimulem a produção de carros elétricos, fortalecendo a presença do estado, do Brasil e da América do Sul no modelo de mobilidade que, segundo a montadora, deverá estar consolidado nos próximos 10 anos.
 
Agenda na COP26
Um dos primeiros compromissos do governador Carlos Moisés em Glasgow, foi a participação na plenária “Governadores pelo Clima”. Durante a sua apresentação, o governador destacou as ações que Santa Catarina vem desenvolvendo para contribuir com a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Moisés também propôs que os estados europeus contribuam com soluções para reduzir o passivo ambiental das atividades carboníferas no Sul do estado, ao lembrar que foram empresas britânicas que iniciaram a exploração do material há mais de 100 anos.
“O compromisso de reduzir a emissão de gases também envolve a recuperação de áreas degradadas, sob pena de deixar unicamente para os governos locais a responsabilidade de um passivo ambiental que foi gerado por países que tiveram a sua economia baseada em matrizes energéticas mais nocivas ao meio ambiente”, discursou.
Entre as ações em prática em Santa Catarina com foco na proteção do meio ambiente, está o investimento de R$ 300 milhões para reserva de água e preservação de nascentes.
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.