Campanha de vacinação contra o sarampo para adultos jovens começa na segunda-feira em SC.

Faixa etária é a que registra mais casos da doença no Estado.

Campanha de vacinação contra o sarampo para adultos jovens começa na segunda-feira em SC.
Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo entra na segunda fase na próxima segunda-feira (18) em todas as cidades catarinenses focada em adultos jovens. A etapa é destinada a pessoas com idade entre 20 e 29 anos, e segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D de vacinação para esse grupo.

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina (Dive/SC), a faixa etária é justamente a que mais tem contraído sarampo neste ano em Santa Catarina. Dos 94 casos confirmados até agora, 41 são em pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, o Estado precisa vacinar 420 mil pessoas nesta fase da campanha.
De acordo com a gerente de imunização da Dive/SC, Lia Quaresma Coimbra, é importante lembrar que adultos até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. 

— Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é ir até uma unidade de saúde para atualizar a situação vacinal — esclarece.

Vacinação de rotina
O público-alvo da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o sarampo são os jovens adultos por estarem mais vulneráveis à doença. No entanto, pessoas das demais faixas etárias também podem procurar as unidades de saúde para receber a vacina. 
 
Confirma quem precisa tomar a dose:
- bebês entre seis e 11 meses: dose zero
- crianças com um ano: dose um
- crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida
 
Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:
- de 20 a 29 anos: duas doses
- de 29 a 39 anos: uma dose 
 
Sarampo
O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar por meio da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. 

— A pessoa que apresenta esses sintomas deve procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações e, em casos mais graves, deixar sequelas ou levar à morte — esclarece a enfermeira Alda Rodolfo da Silva.
 
 
 
Fonte(s): DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.