Cadastros de jovens para tirar o título de eleitor cresce e bate recorde no Brasil.

Os dados são os maiores já registrados quando comparados com as últimas eleições, em 2018 e 2014.

Cadastros de jovens para tirar o título de eleitor cresce e bate recorde no Brasil.

O Brasil registrou um recorde no número de cadastros de adolescentes, entre 15 e 18 anos, que tiraram o título de eleitor no primeiro trimestre do ano. Mais de 1 milhão de novos eleitores na faixa etária foram cadastrados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados são os maiores já registrados quando comparados com as últimas eleições, em 2018 e 2014. Na época, os números chegaram perto dos 900 mil no mesmo período - janeiro a março.

- A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números - diz o cientista político e analista do TSE, Diogo Cruvinel.

De acordo com ele, o país vive hoje um momento de acirramento dos discursos políticos, com uma polarização maior.

- Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor.

A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso - analisa.

O cadastro eleitoral segue aberto até o dia 4 de maio. A obrigatoriedade da votação se dá a partir dos 18 anos, no Brasil. No entanto, adolescentes de 16 anos já podem optar por participar das eleições.

Eleitores em SC

Em Santa Catarina são 45 mil jovens, entre 16 e 17 anos, que estão habilitados a votar esse ano no Estado. Os números cresceram 30% apenas em março.

Em agosto do ano passado, esse número era de apenas 15.949 adolescentes, saltando para 40 mil em março (crescimento de 151%) e chegando agora aos 45 mil em abril (crescimento de 182%, se comparado ao ano passado).

Como fazer o título de eleitor

  • O documento pode ser feito pela internet, a partir do site do TSE. ??
  • Acesse o sistema TítuloNet;
  • Selecione a opção "não tenho", na guia "título de eleitor" e preencha os dados indicados;

Envie, a partir de fotos, os documentos necessários - identidade e comprovante de residência. Homens entre 18 e 45 anos devem comprovar também a quitação do serviço militar.

Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido pelo mesmo site, ao informar o número de protocolo gerado durante a primeira etapa. 

Diário Catarinense

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.