Avicultores manifestam insatisfação com reajuste de agroindústria.

Avicultores manifestam insatisfação com reajuste de agroindústria.

Segundo o presidente da Associação Regional de Avicultores, Genésio Anton, ocorreu um amplo trabalho em parceria com o Cadec e representantes da empresa. Foram três reuniões para discutir o custo de produção, no entanto no encontro para definir o reajuste o resultado ficou muito abaixo do esperado.

Negociação com JBS não agradou os integrados da região Extremo Oeste. Anton explica que as análises de custos ocorreram junto com técnicos da empresa e ficou constatado que os avicultores possuem custo de 96 centavos por frango, porém recebem apenas 95 centavos, isso após o reajuste. O aumento de 4% não atende os interesses dos integrados.

Segundo Genésio Anton, a alegação da empresa é de que o tratamento é igual em todo o Brasil. O problema começa com a condição de Unidade Compartimentada que gera um status sanitário superior, sendo a única unidade do mundo nesta condições que geram benefícios para a agroindústria. Porém, esta condição aumenta o custo de produção aos avicultores.

Um dos exemplos está nas exigências da agroindústria com apenas uma fábrica de maravalha credenciada, tirando do produtor a possibilidade de negociar menor preço.

Anton cita a distância para a compra de insumos que eleva o custo de produção. O presidente alega que o reajuste é igual e até inferior a outras unidades. Para ele, a luta continua, porém a empresa não fala em lucro para o produtor que acaba apenas trocando figurinhas neste trabalho diário na avicultura.

Presidente da Associação Regional dos Avicultores relata desânimo geral entre os produtores. Genésio Anton afirma que até mesmo a Associação tem seu trabalho prejudicado, pois não consegue atingir seus objetivos. Cita ainda que os avicultores possuem dívidas para atenderem as exigências e acabam sem solução.

Anton demonstra preocupação com a sucessão nas granjas de criação de aves. Aponta que a idade média é muito alta e poucos jovens estão aderindo a sucessão. O presidente projeta dificuldade em manter a quantidade de aviários para atender a demanda na criação de frangos na região.

A reportagem buscou a versão da JBS, porém a empresa preferiu não se manifestar sobre o assunto.

 

 

 

Fonte(s): Portal Peperi.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.