Aumento de ocorrências de incêndio na região do Extremo Oeste deixa Bombeiros Militares em alerta.

O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Aumento de ocorrências de incêndio na região do Extremo Oeste deixa Bombeiros Militares em alerta.

O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, responsável pelo atendimento das ocorrências na região Extremo Oeste catarinense, atendeu cerca de 44 ocorrências de incêndio desde a sexta-feira (20), até o último domingo (23). A maior parte das ocorrências foram de incêndio em vegetação. 

Conforme nota divulgada pela corporação, a região está saindo de um período de geadas onde a mata ficou muito seca. Aliado a isso, o ar seco alinhado se alinha com as altas temperaturas, o que acaba favorecendo o surgimento desse tipo de ocorrência, que além de destruir a vegetação e causar a morte de muitos animais, pode causar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas. 

Sabendo que prevenir é sempre a melhor opção, confira algumas dicas para prevenir os incêndios em vegetação:

- Nunca jogue bitucas de cigarro nas rodovias ou em locais inapropriados, pois além de poluir o meio ambiente podem causar grandes incêndios.
- Evite fazer queimadas em lavouras, sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas, nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes. 
- Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças.
- Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto.

Vale ressaltar que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil, exige treinamento e equipamentos de segurança. Nestes casos é muito importante acionar o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergência 193.

 
 
 
 
Fonte: Corpo de Bombeiros
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.