Atendimento presencial do INSS não será retomado no dia 24 de agosto.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu prorrogar, mais uma vez, a data de abertura das agências por todo o País.

Atendimento presencial do INSS não será retomado no dia 24 de agosto.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu prorrogar, mais uma vez, a data de abertura das agências por todo o País. A previsão era que as agências do INSS voltassem no próximo dia 24 de agosto, mas o órgão decidiu manter o atendimento remoto, ainda sem informações de data para possível retorno. De acordo com o gerente da agência do INSS de São Miguel do Oeste, Fernando Gusmão, os benefícios por incapacidade podem ser encaminhados pelo site ou aplicativo Meu INSS, anexando atestado médico e documentação necessária. Se comprovada a situação, o INSS fará a antecipação do benefício por 30 dias. Já as perícias médicas que estavam agendadas exclusivamente para prorrogação do benefício serão reagendadas automaticamente. 

A agência de São Miguel do Oeste aderiu ao chamado Drive-thru do INSS, com o qual os segurados que precisam realizar o cumprimento de exigência podem entregar a cópia da documentação solicitada pelo órgão em uma urna disponibilizada na entrada da agência. A agência do INSS de São Miguel do Oeste disponibilizou o número de telefone (49) 3311 1378 para esclarecimentos, com o atendimento sendo realizado das 8 às 14h.

Como entregar a documentação  

O interessado precisa realizar agendamento por meio do telefone 135 ou pelo Meu INSS para assegurar a entrega da documentação. É necessário ter em mão o número de protocolo do benefício, nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna. 

Após agendar o serviço, a pessoa será orientada a observar os seguintes procedimentos para a entrega da documentação: 

• Preencher o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”
• Incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações” no envelope
• O envelope deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento

A urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 

Vale salientar que a utilização do serviço de Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS

“Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”, informa o INSS. 

 
 
 
Fonte: INSS SMO
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