Árvore rara e gigante que foi derrubada para virar cerca em Santa Catarina tinha 535 anos.

Análise inédita recente foi feita por pesquisadores da UFSC.

Árvore rara e gigante que foi derrubada para virar cerca em Santa Catarina tinha 535 anos.
Derrubada da árvore ocorreu em 2018, no interior de Santa Catarina Polícia Ambiental de SC / Divulgação.

Uma imbuia em Vargem Bonita (SC), em um terreno na via Linha Coração e derrubada para virar cerca em 2018, teve sua idade estimada em 535 anos, em análise recente inédita feita por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As informações são da BBC. 

A árvore, mais alta do que um prédio de 10 andares e tão larga que só poderia ser abraçada por seis pessoas ao mesmo tempo.

 — É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore. Aquelas que caem por ação da natureza deveriam ser exploradas de forma mais nobre, virar peça de museu. Mas fazer uma derrubada de uma árvore rara saudável para fazer palanque de cerca é duplamente criminoso — falou à BBC o professor Marcelo Scipioni, da UFSC, e especialista em árvores gigantes. 

Mudanças climáticas afetam saúde, agropecuária e ecossistemas inteiros, mas seu impacto ainda pode ser amenizadoMudanças climáticas afetam saúde, agropecuária e ecossistemas inteiros, mas seu impacto ainda pode ser amenizado

Scipioni, junto de outros cientistas, fez a análise a partir dos anéis de crescimento das árvores. Eles servem de base para estimar a idade de um vegetal como a imbuia, no que se chama dendrocronologia. 

A imbuia,  de nome científico Ocotea porosa,  está na lista de espécies da flora brasileira que estão ameaçadas de extinção.

Policial militar ambiental, Teylor Comunello participou do trabalho de remoção da árvore, que foi derrubada junto a outras 16 araucárias, que agora está exposta na sede da Polícia Ambiental para fins educativos.

 — Nunca tinha visto uma árvore assim, desse tamanho, cortada desse jeito. É bem triste — disse à BBC.

Os donos do terreno foram multados em  R$ 12.750  pela derrubada das 17 árvores, ainda que, segundo a Polícia Ambiental de SC, o ato teria ocorrido à revelia destes. Isto porque, em última instância, são os responsáveis pela área. A recuperação ambiental do local começou em maio deste ano. 

 

 

Fonte(s): Gaúcha ZH
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.