Ameosc orienta pelo retorno das aulas presenciais, mas prefeitos terão autonomia de decisão.

Ameosc orienta pelo retorno das aulas presenciais, mas prefeitos terão autonomia de decisão.

A grave situação vivida pelo Extremo Oeste em meio à crescente quantidade dos casos de infectados e óbitos pelo Coronavírus vem exigindo frequentes discussões entre os prefeitos da região. Na manhã de quarta-feira, 24, os chefes dos Executivos dos municípios da Ameosc se reuniram em assembleia virtual para discutir os encaminhamentos frente ao quadro preocupante.

A reunião teve também a participação da Secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado Regional de Saúde da Ameosc, Débora Prevedello e do secretário de Educação de Descanso e coordenador do Colegiado de Educação, Maicon Rosin.

Durante a reunião, os gestores discutiram a possibilidade de retorno das aulas presenciais, previstas na assembleia da última semana para o dia 1º de março. Os prefeitos ressaltaram a importância da retomada das atividades presenciais, levando em consideração a interação social dos alunos e a melhoria do aprendizado. Cada prefeito apresentou a realidade de seu município, destacando um aumento de casos da Covid-19 nos últimos dias. Em seguida, cada um manifestou seu voto com relação ao tema.

O presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, Edilson Volkweis, explicou que nove prefeitos votaram pelo retorno das aulas presenciais e oito votaram pelo não retorno. Dessa forma, ficou definido que cada município teria sua autonomia de decisão.

“A orientação da Ameosc é pelo retorno às aulas no dia 1º, mas ficou em aberto para que cada município estudasse a sua realidade e adotasse a postura que julgar conveniente”, explica Edilson

Há semanas, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, referência para o atendimento de Covid-19 na região Extremo Oeste, vem registrando lotação máxima e falta de leitos de UTI. Frente a este quadro, os profissionais foram obrigados a improvisar leitos de UTI no Pronto Socorro da instituição hospitalar. A situação dramática preocupa ainda mais levando em consideração a necessidade de transferência de pacientes para outras cidades catarinenses com vagas disponíveis.

No último domingo, 21, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve em São Miguel do Oeste e anunciou a ampliação de cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, UTI, para o Hospital Regional.

Os leitos foram ativados na unidade ainda no início da semana passando de 18 para 23 leitos. Mesmo assim, o Hospital segue com ocupação de 100% na UTI. Outros quatro pacientes aguardam vagas na UTI. Nos últimos 6 dias, o número de casos de Covid-19 cresceu 10% na região da Ameosc. Já os óbitos cresceram 11% no mesmo período.

 

 

Fonte: Ascom

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.