Acidentes de trabalho em SC aumentam 35% em 2021; veja cidades com mais notificações.

Apenas no ano passado, foram comunicados 166 óbitos associados ao trabalho no Estado; dados fazem parte do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Acidentes de trabalho em SC aumentam 35% em 2021; veja cidades com mais notificações.

As notificações de acidentes de trabalho em Santa Catarina subiram 35% em 2021 em comparação ao ano anterior. No total, foram 38,6 mil registros no ano passado. Foi a segunda maior alta no número de notificações no país, com SC atrás apenas de Roraima (+53%).

Esta quinta-feira (28) marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Os dados atualizados fazem parte do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

Nos últimos dez anos (2012-2021), 2.862 mil mortes no mercado de trabalho formal foram registradas em Santa Catarina. No mesmo período, no Brasil, o número foi de 22.954.

Apenas em 2021, foram comunicados 166 óbitos associados ao trabalho em Santa Catarina, com aumento de 59,6% em relação a 2020, segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Santa Catarina é o quinto Estado com o maior número de acidentes de trabalho do país. Os municípios com mais notificações são: Joinville (12%), Florianópolis (6%), Chapecó (6%), Blumenau (5%), Itajaí e Criciúma (4%).

Entre os municípios brasileiros com mais de 100 acidentes notificados, Brusque registrou alta de 122% nas notificações entre 2020 e 2021.

O Observatório traz também números atualizados quanto a estimativas, por aproximação, da subnotificação de acidentes. Em 2021, não houve comunicação prévia de 7,5 mil acidentes em Santa Catarina, o que representa 19,5% subnotificações.

“Sem dados sobre a totalidade das ocorrências, enfrenta-se desafio ainda maior para elaborar políticas públicas de prevenção de acidentes e garantir os direitos dos trabalhadores”, afirma a coordenadora nacional da CODEMAT/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT), Márcia Kamei.

Concessões de benefício

Já na Frequência de Afastamentos do INSS, o Estado catarinense aparece em terceiro lugar.

Foram 15 mil concessões de auxílio-doença por acidente do trabalho com um gasto de R$ 1,1 bilhão e 537 concessões de aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho que somam R$ 4 bilhões. Além disso, foram concedidas 19 pensões por morte no ano passado.

Em 2021, foram registrados 5,9 mil afastamentos por doenças causadas por vírus ou Covid-19 em Santa Catarina. O número de foi de 2,1 mil em 2020.

Perfil dos casos

Os setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho foram atividades de atendimento hospitalar, abate de suínos, aves e outros animais pequenos e fundição de ferro e aço. As lesões mais frequentes foram fraturas, cortes e contusões.

Máquinas e equipamentos, além de agentes químicos e veículos de transporte foram os maiores causadores dos acidentes de trabalho em solo catarinense.

No início de abril, um homem de 30 anos morreu em um acidente de trabalho em um mercado em Blumenau. A cabeça do trabalhador foi prensada por um elevador.

Em meados de fevereiro, um homem de 41 anos ficou gravemente ferido ao cair e ficar preso em uma correia, em Mafra.  O homem trabalhava no interior de um silo de serragem. Resgatado pelos bombeiros, a vítima estava com fratura e hemorragia grave na perna e na lombar.

Audiência Pública debate acidentes de trabalho em SC

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina realizou nesta quarta-feira (27), uma Audiência Pública por videoconferência para discutir estratégias e garantir um ambiente de trabalho seguro nos mais diversos segmentos profissionais.

A audiência reuniu representantes de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) das maiores empresas do Estado, federações, de entidades da sociedade civil, de órgãos governamentais e não governamentais.

O evento acontece dentro da programação do movimento Abril Verde do MPT, voltado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Campanha deste ano traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, com o objetivo de alertar para os altos índices de subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.