Abstenção no vestibular da UFSC sobe para 24%, mas é considerada normal pela organização

Provas do vestibular 2022 foram realizadas no final de semana e dos 18.144 inscritos, 4.428 faltaram ao exame nos dois dias

Abstenção no vestibular da UFSC sobe para 24%, mas é considerada normal pela organização

O sábado (29) e o domingo (30) foram de vestibular para 13,7 mil candidatos que disputam 4.521 vagas em 98 cursos de graduação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Dos 18.144 inscritos no vestibular 2022 da UFSC, 4.220 faltaram à prova no primeiro dia, abstenção de 23%. No segundo, o número de faltantes subiu para 4.428 deixando a abstenção em 24%. Para a presidente da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular), Maria José Baldessar, o índice não é alto.
“Nosso último processo, em 2020, teve abstenção de 22%. Com a pandemia, a exigência de vacina ou teste, e, mesmo o receio dos candidatos e suas famílias em relação à saúde, essa abstenção de 24% se justifica. Diante desse cenário, a presença de mais de 75% dos candidatos é entendida pela Coperve como um evento que alcançou seus objetivos”, comentou Baldessar em relação ao primeiro vestibular presencial da UFSC depois do surgimento da pandemia.
A abstenção, como explica Baldessar, pode subir um pouco. “Ainda não podemos dizer que é acumulado, porque tem gente que vem no primeiro dia e falta no segundo e gente que vem só no segundo, embora esse cartão não conte”, ressaltou.
De acordo com Baldessar, a prova realizada em mais de 20 cidades não teve grandes incidentes e contou com os “atrasos de sempre”. Para realizar o vestibular, os candidatos tinham que apresentar passaporte da vacina, ou teste negativo para Covid-19. Quem não se adequou não fez a prova.
candidatos recebendo orientação no vestibular da UFSC 2022
Fiscais orientam candidatos durante as provas do vestibular da UFSC – Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC
“Tivemos candidatos sem passaporte e sem teste, mas como nosso edital estabelece que não pode entrar, nossos fiscais informaram”, afirmou Baldessar. Ela disse, entretanto, que ainda não é possível quantificar esse volume de candidatos.
“O primeiro evento presencial de monta desde 2020”, diz presidente da Coperve
“Eles estão dentro da abstenção. Na inscrição, questionamos quem tinha 1ª, 2ª ou 3ª dose da vacina, ou ainda não tinha se vacinado. Nas respostas, 4,5% declaram que não estavam vacinados. Acreditamos que esse percentual está embutido aqui”, ponderou a presidente da Coperve.
Sobre a aplicação da prova no contexto de pandemia, Baldessar reiterou que, quem esteve nos campi, viu a segurança pedindo para os candidatos desaglomerar e usar máscara. “Não tivemos incidente de aluno não querendo usar máscara. Quem entrou usou máscara”, frisou Baldessar.
O vestibular de 2022 da UFSC também foi um pouco mais caro do que os anteriores. “Custou um pouco mais, sim. Num vestibular normal, a Coperve não precisa comprar 30 mil máscaras, por exemplo. Tivemos que aumentar o número de fiscais nos corredores, porque reduzimos nas salas de aula”, contou Baldessar. Ainda segundo ela, alguns profissionais precisaram ser substituídos, por precaução.
“Cada colaborador que avisou que estava com sintoma gripal, ou não estava se sentindo bem, dispensamos. Entre quinta e sábado, chamamos em torno de 120 pessoas”, confirmou Baldessar.
Avaliando a execução da prova, a presidente considerou desafiador para a Coperve e a universidade. “O primeiro evento presencial de monta que a universidade realiza, desde 2020. Não tivemos grandes incidentes e esperamos que os cuidados que tomamos resultem que essa população continue saudável”.
A Coperve terá um sistema de monitoramento. Se os candidatos, nos próximos dias, tiverem sintomas gripais ou de Covid, devem informar à comissão que, por sua vez, comunicará quem esteve na sala de aula junto.
“Vamos fazer essa comunicação anônima, sem informar o nome do candidato, mas pedimos que nos avisem para avisarmos os demais e precaver a população”, disse Baldessar. O gabarito da prova está disponível no site da Coperve, além da cópia das provas.

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.

Erro na Linha: #0 :: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122)
Unknown

Erro na Linha: #0 :: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/opt/alt/php72/var/lib/php/session)
Unknown