“A terceira onda iniciou”, diz secretário de saúde sobre pandemia em SC.

André Motta Ribeiro afirmou que média de casos cresceu 20% em junho em relação ao mês anterior.

“A terceira onda iniciou”, diz secretário de saúde sobre pandemia em SC.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que Santa Catarina enfrenta a terceira onda do coronavírus. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, nesta quarta-feira (23), Ribeiro disse que a média de casos cresceu 20% em junho em relação ao mês anterior.

– A terceira onda iniciou. Nós temos hoje um número médio de casos por dia quase 20% maior do que nós tínhamos no mês passado. Felizmente não se refletiu ainda na necessidade de terapia intensiva, mas ainda temos algumas semanas de atenção nessa questão – pontuou.

Até terça-feira (22), foram confirmados 1.032.128 casos e 16.436 óbitos causados pela Covid-19. Os dados da SES mostram ainda que 20.969 pessoas estão infectadas pelo vírus neste momento. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 95,4% e 35 pacientes esperam por leitos de UTI.

Na entrevista, o secretário também falou sobre a expectativa em vacinar até julho deste ano 25% da população catarinense. O balanço da imunização aponta que mais de 2 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina. A segunda aplicação foi feita em 778.994,  o que representa 10,74% dos habitantes de SC.

– Também temos a previsão de um percentual de 4 milhões de doses de pessoas vacinadas com a primeira dose – afirmou.

Segundo André Motta Ribeiro, mesmo com a estimativa há uma preocupação em relação às pessoas que não estão completando a imunização. O governo, segundo ele, pretende investir na busca ativa junto aos municípios para avançar na campanha.

– Há a necessidade da população entender que para estarmos completamente imunizados precisamos da segunda dose. É importante que a gente transporte esse alerta – disse.
 
Quase 100 mil pessoas não tomaram 2ª dose
Quase 100 mil pessoas não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em SC no prazo determinado pelo fabricante. Segundo levantamento da SES, são 57.124 pessoas que tomaram a primeira dose (D1) da Coronavac e 42.401 da Astrazeneca. Totalizando 99.525 moradores do Estado que já deveriam ter se vacinado com a D2.

André Motta Ribeiro disse que a principal ação do governo é a busca ativa. O sistema consiste em contactar quem já recebeu a primeira dose com base nos dados disponíveis no sistema do Ministério da Saúde.

 
 
 
Fonte: DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.